segunda-feira, 30 de julho de 2007

VOO 029 - O Jaime já partiu!...

Esta é a unica foto que possuo do nosso companheiro JAIME.

Equipa de Futebol da BA 12,De pé Esq/Dir:(?),Cadete, Nunão, Corte Real, Magalhães, Estevens, e o JAIME. Em baixo, Ferreira, Vitorino, Victor Barata, Gonzaga e Ribeiro

Quando o ZÉ Fernando Castelo Branco entrou neste nosso espaço e se identificou como morador nos Açores, Ilha Terceira, desde logo lhe perguntei se conhecia o 1ºSar. Melec/av/inst Jaime Moniz do Rego Pereira, conhecido em todos os locais, militares ou civis, pelo Picha D'aço!
O Fernando ontem enviou-me um email dizendo-me o seguinte:

"Caro amigo, pois a vida tem limites...o Nosso Jaime já partiu à doze anos e encontra-se sepultado no cemitério de S. Sebastião!"

Eu sei que tudo tem um fim, era a resposta que eu menos esperava, é difícil aceitar essa partida, muito mais quando acontece com um HOMEM com quem convivi na vida militar, primeiro nos Açores mais tarde na Guiné. Que Deus lhe de a paz que ele merece.
É verdade, o Picha D'aço, que era assim que gostava que o tratassem, quando em 1971 cheguei à BA 4 Terceira, a primeira vez que saia de casa numa viagem tão longa, sem conhecer ninguém, bastante abatido, foi um verdadeiro amigo. Era meu chefe, andava sempre alegre divertido, a fumar o seu cachimbo e a contar passagens da sua vida, vendo-me triste logo tratou de me levar a todo o lado para ficar integrado na vida naquele local, chegando a convidar-me para tomar algumas refeições em sua casa. Desde logo me começou a tratar pelo Pichinha de Latão! Quis o destino que passados dezassete dias após a minha chegada à ilha fosse mobilizado para a Guiné. Mais uma despedida triste para mim, deixar o Ti Jaime que tão bem me soube receber, mas com promessa da nossa amizade ser eterna. Pois é verdade, passamos três meses recebo o meu GRANDE AMIGO, Jaime na BA 12 em Bissalanca!
Aqui fui eu a conforta-lo, vinha mesmo muito abatido, para ele quem o tirava da Terceira tirava-lhe a vida, mas lá fizemos a comissão juntos, obviamente que acabei mais cedo, mas quando ele regressou fui esperá-lo e convidá-lo para minha casa.
Completarei este ciclo quando me deslocar á Ilha Terceira, mais concretamente ao local onde repousa o meu AMIGO Jaime, até lá...SAUDADES!
Victor Barata

VB-Obrigado Fernando, embora não fosse esta a notícia que eu mais desejava, mas é a Lei da vida. Conto brevemente ir aos Açores, depois,mais para a frente, contaremos as muitas passagens que tivemos com esse Grande companheiro, a do braço foi comigo.
Saudações ESPECIAIS!






Sem comentários:

Enviar um comentário