quarta-feira, 11 de julho de 2007

VOO 036 - UM DOS SIMBOLOS DA NOSSA FAP:








Titulo:Liberdade ou Evasão-O Mais Longo Cativeiro da
Guerra.


Autor: António Lobato


Editora:Erasmus




Mensagem do Arnaldo de Sousa:


Amigo Victor,agradecia o favor divulgares da nossa LINHA DA FRENTE,esta excelente obra do nosso camarada António Lobato.

V.B.-
Pois camarada ZÉ Arnaldo,com grande mágoa minha,nunca tive o prazer de conhecer este símbolo de RESISTÊNCIA AO SOFRIMENTO E À DOR da nossa FORÇA AÉREA,embora corrido "bastante" para o localizar.Esta sem entrei-lhe em casa pelo fio do telefone:

-Bom dia,é da casa do Sr Major Lobato?
-Uma senhora simpatiquissíma,responde do outro lado: É sim.
-Posso falar com ele?
-Quem fala? Ele não me conhece,sou Victor Barata e fui especialista da FAP!... Apresentei-me eu.
-Só um bocadinho,por favor,vou chamar. (Tinha concretizado o meu objectivo,como me iria receber?!...)
-Estou sim. -Ouvi a voz dele muito baixa,calma, delicada,que imediatamente me transmitiu a solidão e sofrimento porque este HOMEM passou!
-A minha voz embargou-se,porque não dizê-lo,fiquei emocionado!
Falamos um pouco de algumas coisas e de pessoas que nos marcaram em comum.
Este nosso ilustre Camarada que em 1963,em pleno espaço aéreo da Guiné,na sequência de uma missão de ataque ao solo de dois aviões T6 ,colidiu no ar com o outro avião depois de ter sido atingido por projécteis inimigos. Um dos aparelhos despenhou-se no solo tendo falecido o piloto;o outro que era pilotado pelo Sarg.Pilav Lobato aterra de emergência numa bolanha sendo de imediato capturado por guerrilheiros do PAIGC e agredido à catanada.
É-lhe facultado optar entre a deserção e a cadeia.Optando pela fidelidade aos principios do seu povo,é encarcerado na temível Maison de Force de Kindia com o rótulo de criminoso de guerra.
Durante sete anos e meio é submetido a maus tratos,subnutrição,isolamento e continuas ameaças de morte,pelos agentes de um governo pró-soviético chefiado por Sékou Touré.
Tenta três vezes a evasão,mas só na última consegue respirar,durante uma semana,o ar fresco da liberdade.Percorre cerca de noventa quilómetros em plena selva atravessando a cadeia montanhosa do Fouta Djalon em direcção á Guiné Portuguesa. Até aqui foi derrotado pelo destino,ao sexto dia é recapturado e conduzido à prisão donde partira.
No fim de mês e meio de total isolamento,transferem-no de prisão.Tempos depois e a coberto da Operação Mar Verde,chefiada pelo Comandante Alpoim Calvão,é libertado!

Excertos de prólogo do Livro "Liberdade ou Evasão

Prometeu-me que entraria na nossa LINHA DA FRENTE,ficamos á sua espera!
Saudações ESPECIAIS!
Victor Barata

Sem comentários:

Enviar um comentário