domingo, 5 de agosto de 2007

Quem era o Piloto do T6...?










Mário Vicente Fitas Ralheta
Fur.Miliciano
C.Caç.763
Comissão de Serviço em Cufar,Guiné


O nosso companheiro Mário Fitas,enviou-me um Email à cerca de um mês solicitando que o informasse do nome do piloto de um avião T6 que no dia 17 de Setembro de 1965,durante a operação Retorno foi atingido com dezassete tiros e teve que fazer uma aterragem de emergência na pista de Cufar.
Pois muito bem,à que começar a pesquisar para poder-mos dar a informação correcta ao Mário.Primeiro contacto,Arquivo Histórico da Força Aérea.Os elementos relativos á permanência da Força Aérea na Guiné são muito reduzidos,informaram-nos,no entanto não descuraram o caso("de quem memórias soberanas") e dias depois enviam-nos um email com o nome de uma pessoa que talvez fosse uma boa fonte para prestar a informação desejada,TenCor.Pilav.Lopes Pereira.
Eu próprio telefono a este piloto,identificando-me e justificando o telefonema,bem como quem me tinha fornecido o contacto.
Sabem quem é este Senhor?Nada mais nada menos que o Oficial das Operações da Força Aérea na Guiné em 1965! Com a agravante de ser ele,também,a fazer a parelha com o piloto do avião atingido!

Esta a aeronave atingida que aterrou de emergência na pista de Cufar no dia 17 de Setembro de 1965, com o motor gripado.Grandes máquinas , grandes pilotos e...grandes mecânicos!


O nosso,hoje,Ten.Cor.Pilav.Lopes Pereira,depois de devidamente identificado comigo e reviver o acontecimento,lá me disse que o "contemplado" com o episódio tinha sido o Alf.Pilav.Ribeiro,o Ribeirinho,como ele carinhosamente lhe chamou!
Obrigado Lopes Pereira pela informação,vamos-lhe pedir que entre na nossa Tertúlia da LINHA DA FRENTE,bastando para tal entrar no nosso Blog através do Email barata.victor@gmail.com com um acontecimento na Guiné.
Para ti Mário,estou a tentar recolher mais dados do Ribeiro para,se possível,e é essa uma das funções deste Blog,juntar-vos.
Vai dando notícias.
Victor Barata

Sem comentários:

Enviar um comentário