segunda-feira, 3 de setembro de 2007

6 de Outubro de 1969,também é data histórica!

OS nº 252 da Ba2 de 26Out.69
" Iniciou-se no dia 6 de Outubro de 1969,nesta Base Aérea nº2, a 3ª recruta de Alunos Especialistas para o que foram dados como aptos os seguintes elementos:

Sol.Alun.Rec. nº 1444/69 José Janeiro Galvão Serôdio
:::::::::::::::::::::::::::
Sol.Alun.Rec.nº 2096/69 Laurindo João Handem


O Comandante Intº
João Miguel de Castro Correia do Amaral
Ten.Cor.Pil.Av.

Esta é parte da fotocópia da OS que o Arquivo Histórico da Força Aérea nos fez o favor de enviar.

Se a minha memória não me atraiçoa,esta recruta era composta por três esquadrilhas,onde cada uma delas tinha seis secções ,com cerca de 30 alunos cada.
Esta foto que publico a seguir é referente aos elementos da 1ª Esquadrilha,5ª Secção.
Gostava imenso de poder enunciar os nomes de todos mas...38 anos,companheiros,já não dá! Recordo alguns,muitos até,mas prefiro que algum camarada com melhor memória do que eu me ajude a compor esta notícia.Fico á espera.



Passado esse tempo de recruta,que terminou em Dezembro de 1969,cada um seguiu a especialidade que queria(mais ou menos) que,no caso dos Melecs em Paço de Arcos,na UNIVERSIDADE Electromecânica de Paço de Arcos,tinha a duração de 6 meses,se não houvesse aproveitamento, média inferior a dez,reprovávamos e íamos para o Exército ou Serviço Geral.
Isto tudo depois de, durante o curso se os testes semanais fossem inferiores a 10 valores,não havia despensa mas sim estudo obrigatório,lembram-se? Éramos uns "simples"especialistas para uns, mas com uma formação, académica, superior a muitos Oficiais Superiores!
Bom,no fim ainda íamos,os Melecs(espero que aparecem esses grandes companheiros de Rádio e Radar,que técnicos que estes companheiros também foram,a contar a sua passagem) fazer uma sub-especialização em Centrais ou Aviões e Instrumentos. Na época, este curso da Escola Militar de Electromecânica,dava equivalência ao Curso Industrial! Hoje, podia e devia,dar equivalência á Licenciatura.
Pois,companheiros,a foto de baixo refere-se precisamente aos alunos do Curso de Melec Instrumentos e Aviões,provenientes desta recruta e ministrado na Ota.
Destes sei o nome de todos,o nosso camarada Augusto Ferreira,como bom conservador que sempre foi,fez o favor de me presentear sabem com que?!... Com uma folha ORIGINAL de um horário semanal das aulas do 2º período,correspondente a 5.12.1970 a 7/3/1971.
Oportunamente falarei desta preciosíssima peça e outras que o meu grande AMIGO Augusto fez o favor de me oferecer.




Resumindo:

Queria deixar o convite a todos os companheiros da 3ª/69 a estarem presentes num almoço no dia 6 de Outubro de 2007, em Coimbra, para ser mais central para todos.
Vamos lá,se calhar alguns a lei da vida já não permite abraçá-los,por isso vamos recordá-los.
Para que este acontecimento seja uma realidade,gostaríamos de contar com a colaboração de todos ao fazerem a sua inscrição através deste email:barata.victor@gmail.com.
Pensamos na próxima semana já ter o nome e local do Restaurante bem como o valor da
refeição,que sabemos que para um evento destes não tem expressão,mas...devemos saber que caminhos pisamos.
Saudações ESPECIAIS!