terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

OBRIGADO SR.GENERAL MOURA DE CARVALHO!


113-Mensagem do Fernando Castelo Branco
Ex. 1ºSarg.MMT
2ª/69



AMIGO Victor

Sem me cansar, continuo a desejar que estejas bem e mais uma vez, utilizo o Teu,”nosso” cantinho, para transportar do pensamento, Recordações da nossa passagem pela FAP, quando Militares e eu agora como Civil ao serviço da Mesma.

Não seria de mais se em cada Parágrafo utilizasse a expressão:”Obrigado Senhor General...” (mas, não quero ser repetitivo), acho melhor no fim desta repetir...

Depois de “visitar” um Álbum de muitas fotos e recortes de Jornais que temos no nosso Serviço (Edifício de Comando do Exercito dos Estados Unidos), e neste Porto Militar; trabalho vai para vinte e sete anos como Civil, depois de ter sido sujeito a Provas de Admissão e quando Apto (graças á Especialização que a FAP, me deu), tive que assinar um Contrato de Carácter Permanente que para alguns Colegas “infelizmente”, (dizem agora que alguém andou mal??...) não tem LEGALIDADE, quando sabemos desde o Primeiro dia, que pertencemos ao Comando da Zona Aérea dos Açores; (na minha altura e para mais; Comando Aéreo dos Açores) seria a Nossa Entidade Patronal; além de sermos “obrigados” a prestar serviços ao Exercito dos Estados Unidos, (Terminal Portuário de Carga) para as Tropas USAF em Destacamento nas Lajes, Ilha Terceira, AÇORES...

Ao ter oportunidade de ver a foto que envio em anexo, depressa me recordo com Saudade e “Amizade”o Senhor General; (na altura Brigadeiro) que devido a Si; hoje nós Trabalhadores Civis “ao Serviço” das Forças Armadas Americanas, tivemos uma melhoria de vencimentos que actualmente “alguém” se sente incomodado e esquecido; de certeza que não é o Senhor; que já por algumas vezes que nos encontramos, sente que foi “uma das suas vitórias” !?...Pois voltando á foto, eu, nesta altura, já era Civil e destacam-se nela O Senhor General e um Senhor Coronel Americano, do Exercito dos Estados Unidos (infelizmente já Falecido; Paz á Sua Alma); mas que para mim, deixou boas recordações; muitas tinha que enumerar,... Mas as existentes hoje são duas árvores que admiro com SAUDADE a intenção de “elas morrerem de pé”...

Mas, o principal desta, é quando Militar: estava em vésperas de frequentar novamente o CFS, (para mim, será sempre o Curso de Furriéis), como da minha parte, os conhecimentos de Matemática eram do antigo 1º Ciclo Liceal, não sabia que a FAP, me iria exigir saber e aprender “a formula resolvente”, que a decorei, mas nunca foi preciso para apertar parafusos;...mas que, muito bem o Senhor me ensinou, mesmo com uma perna partida, deslocava-se de Sua casa para nos aturar, mas sem ESTRELAS; dá para recordar; quando para a aliviar “os números”, o Senhor nos dizia e se agora fôssemos tomar um café?!... (não me recordo de quem pagava, ou se ficava na conta do Senhor GENERAL)?..., mas, lá íamos e tomávamos o dito e dava para conversarmos. Mas sempre (com um comandante desfardado, mas muito Humano), até o Almeidinha; “Zé Especial” MMA, estava farto de comer ovos estrelados???...

Meu General, quem quiser saber mais, fale comigo;fiz vários rascunhos acerca desta; mas cheguei á conclusão que será melhor “ás vezes aeronauticamente, voarmos por instrumentos”, como daquela viagem que eu como Mecânico Civil, saí com o Senhor na Barcaça dos Americanos”ARMY” e fora da baía da Praia da Vitória, ficamos sem visibilidade e com a Sua calma, o Senhor deixou de ser General e passou a “ser” tripulante...Mas chegamos a bom porto...

Meu GENERAL, (ainda não me esqueci como se faz continência...), mas se como Civil estou aqui a dizer “OBRIGADO MEU GENERAL” devo ao “FUNDADOR” deste Blog, que com a EXPRESSÃO; vamos nos tratar por tu, a “Vossa Escola”, está agora a dar frutos antes de partirmos?!

Mais uma vez: OBRIGADO MEU GENERAL...e que Deus permita, muitas vezes O cumprimentar...

Fernando Castelo Branco