quinta-feira, 27 de março de 2008

FOTOS INÉDITAS DO AB 7 - TETE.

155-Mensagem do Augusto Ferreira
Ex-1ºSargº Melec/Inst./Av

Moçambique



Amigo Barata

Cá estou de novo na Linha da Frente. Como este espaço se tem que manter vivo, aqui estou hoje, com fotos inéditas do AB7-Tete, que tirei com a minha velhinha máquina fotográfica de fole,( que ainda existe), que utilizava os rolos ILFOR 120.
São realmente únicas, porque tenho visto algumas fotos do aeródromo, mesmo na Net e são sempre as mesmas. São duas fotos aéreas e mais antigas.
As fotos foram tiradas, num domingo de Junho de 1973, a partir da torre de controle da base. Estava lá o meu amigo Carlos OPCART e disparei o flash em quatro direcções.
Estas fotos, irão fazer as delícias de quem passou por lá, porque eu não conheço outras.





Era habitual, termos com alguma frequência, tropas especiais estacionadas na base, que operavam na zona. Desde Companhias de Comandos, Paraquedistas e outros Grupos Especiais da província.
Na terceira foto, vêem-se do lado esquerdo, os hangares de manutenção dos aviões e mais á frente o dos helicópteros, da Esquadra 703- " Vampiros ".
Ao fundo deste arruamento, ficava a entrada do AM – ( Porta de Armas.)
Ao lado desta, ficava a enfermaria, aonde além do apoio ao pessoal da base, ainda administrava vacinações em massa, ás populações nativas da zona. Por exemplo ao aldeamento da Bamba, que ficava a cerca de 3kms do AB7 e era de onde vinha a maior parte dos homens, que trabalhavam nos serviços auxiliares da base. Do lado direito os refeitórios e mais para cá, as oficinas auto.
Espero ter deliciado com estas imagens, os companheiros que passaram por lá e elas vão de repente trazer à memória, de certeza, montes de episódios e recordações, desses já longínquos anos 70.

Um grande abraço para ti Barata e para todos os grandes Zés Especiais, desta nossa Linha da Frente.

Augusto Ferreira