segunda-feira, 21 de abril de 2008

ENCONTRO AEFA - NÚCLEO DE COIMBRA.






185-Augusto Ferreira
Ex-2º Sargº Mil. Melec Av/Inst.
Tete-Moçambique





Assembleia da AEFA-Núcleo de Coimbra-19/04/08

Caros companheiros e amigos, venho hoje à linha da frente, para vos contar, o que foi o emocionante encontro desse dia, programado para a localidade de Ereira, muito pertinho de Montemor-o-Velho.
O dia estava frio e chuvoso, o que nos obrigou a recolher, num armazém de máquinas e alfaias agrícolas, destinadas à cultura do arroz. Este, encontrava-se ao lado do local, onde iríamos almoçar, o programado ensopado de enguias e lampreia.
Ora bem, foi aqui neste local, desarrumado e sem o mínimo de condições, que se fez a referida Assembleia Geral, com a apresentação e aprovação do Plano de Actividades e Balancete.
Terminada esta sessão, ficámos a aguardar com expectativa, a chegada do Sr. General Taveira Martins, que poderia acontecer a qualquer momento.
Eu pessoalmente, estava um bocado preocupado, com o espaço e condições, que tínhamos para oferecer, para recebermos o Sr.General ( Ex Chefe do Estado Maior da Força Aérea).
Mas tranquilizei-me de imediato, logo que chegou.
Homem simpatiquíssimo, de uma humildade extrema. Éramos cerca de meia centena de Zés Especiais e cumprimentou-nos, olhos nos olhos, um a um, ignorando complemente o cenário existente.
Verificámos de imediato que ele estava ali por nós. Para estar e conversar connosco.
A partir daqui, começámos a viver uma tarde mágica e penso que inesquecível, para quem a viveu.
Ele foi sem dúvida o maior ZÉ ESPECIAL que esteve lá nesse dia.
Homem que viveu tal como nós, da nossa geração, os problemas das guerras coloniais, pois no global, fazíamos parte de uma equipa, que se completava no terreno.
Com carisma e sentimentos comuns, nunca teve dificuldade em nos entender e se colocar do nosso lado, em todas as intervenções que proferiu durante o almoço.
















Emocionou-se e emocionou-nos, talvez durante o ponto mais alto do encontro, quando o nosso VICTOR BARATA, leu em voz alta, a mensagem que nos chegava dos AÇORES, do nosso grande amigo FERNANDO CASTELO BRANCO, que quis estar presente ,com a bonita mensagem, que enviou para ser lida ao Sr General durante o almoço.








A mensagem era de tal maneira intensa e emocionada, que o próprio Barata, teve em alguns momentos, dificuldade em reproduzi-la, o que levou ao saltar de algumas lágrimas nos presentes, incluindo o Sr. General.

Esta parte terminou, com a entrega do texto emoldurado, com a foto do Sr. General ao cimo.









Foi lindo também, o contacto telefónico directo, depois disto, do Sr. General com o Fernando C. Branco, vimos lágrimas deste lado e pressentimos também algumas do outro, porque o conhecemos bem .
Foram-lhe também ofertadas, lembranças das Câmaras locais, assim como de outras entidades.
Outro ponto alto, foi o festejo do aniversário do editor do nosso blog Sr.VICTOR BARATA, que também fazia anos nesse dia. Que coincidência.


O Sr. General Taveira Martins tinha outros compromissos, teve que partir e mais uma vez despediu-se individualmente, com a promessa de encontro para o próximo ano.
O País e nós, precisamos de personalidades, como o Sr General TAVEIRA MARTINS.
Obrigado por ter estado e vivido, este inesquecível dia connosco.
Jamais o esqueceremos.


Augusto Ferreira