sábado, 24 de maio de 2008

O AR QUENTE DA GUINÉ.


223-Jorge Félix
Ex-Alf.Pilav Helis
Braga
Caro Victor:



Depois de tanto silêncio, escrevo-te pela terceira vez.
Desta feita é por causa de um poste do amigo e camarada José Luis Ribeiro Monteiro que esteve em Bissalanca na mesma altura que eu, Outubro de 68 a Julho de 70. (O post é de 28 de Setembro 2007).
Falam -se de assuntos que eu vivi também e outros de que não estou de acordo. Talvez por já terem passados muitos anos alguns factos são "adulterados" sem outra intensão que não seja falar duma vivência que parece que aconteceu.
Ora vamos lá aos casos pontuais.
1- Quando o José Monteiro chegou a Bissau já por lá voavam os Fiats. Já tinham abatido um (Ten Coronel Costa Gomes) poucos meses antes. Voavam nessa altura o Cap Vasquez, o Cap Nico o Ten Cruz, em Fiats.
2- Outra confusão que está a fazer é com o Sarg Honório, excelente piloto na época a voar sómente Do 27.
O Honório nunca voou helicópteros como piloto, e se fizer um esforço de memória lembrará que o Honório passava muitas épocas no destacamento de Nova Lamego, com as DO 27. Quem está ainda vivo e pode dizer quem era o Piloto do "Spinola", se é que havia um piloto, é o Sr General Almeida Bruno. Ele deve ter uma memória disso. Pela minha parte não quero ter o epíteto de piloto de ..., mas o certo é que voei muitas e inesquecíveis "manobras" com os dois Senhores referidos, Capitão Almeida Bruno e Brigadeiro Spinola.
Victor, "posta" o que melhor entenderes, como fizeste com a minha "estória" do "Borrachão", e dá esta memória ao camarada.
José Monteiro a quem envio um forte abraço. Escutamos as mesmas mornas e bebemos da mesma chuva.


Um abraço

Jorge Félix