sexta-feira, 20 de junho de 2008

O SIMBOLO DOS ESPECIALISTAS E DA FAP.









272-Victor Barata
Ex-Esp.Melec./Av./Inst. 3ª/69 Guiné
Vouzela



Boa tarde,Companheiros.
No dia 7 de Junho,na BA 2,data em se comemorou o 32ºEncontro de Especialistas,em determinada altura do evento dei comigo, frente a frente,com aquele que,segundo o que consta,é o mais velho ZÉ ESPECIAL em vida ,de seu nome:-Vergilio Eurico Lopes Chaves de Lemos. Desde esse dia que o meu ego me lembra este Companheiro que nasceu no dia 2 de Agosto de 1919(89 anos!),e foi incorporado,como voluntário,por 28 ANOS,no dia 21 de Setembro de 1939 na Escola Prática de Aeronaútica,na Base Aérea nº1- Sintra.
É para mim uma lacuna muito grande não trazer a este espaço o nosso “CHEFE DE FAMÍLIA”. Mas como,dizer o quê,se não tenho elementos nenhuns da vida dele!?... Até que me recordei do Carlos Ferreira,Presidente do Núcleo de Coimbra da AEFA,pois como ainda à bem pouco tempo aqui fiz referência,possui um espólio dedicado à FAP invejável e,como tal,talvez fosse o caminho certo. E foi,de imediato que apresentou uma autêntica obra prima sobre a vida militar e civil do Vergilio Lemos cujo autor é o próprio! Dai extrai este resumo:

Estava concretizado assim o sonho da sua vida,ser AVIADOR MILITAR! No fim de tanta incerteza, contrariedade,insistência com a família,que se opunha ao seu alistamento,pois ainda era menor,ele ai estava ostentando a sua águia com orgulho e vaidade.
Este seu tão ambicionado desejo,nasceu nele quando,em Bragança, viu o primeiro avião bem perto de si,pilotado pelo seu conterrâneo Cap.Pilav.Lino Teixeira.
Já aluno da Escola Militar de Aeronáutica,era o dia mais feliz da sua vida,em projectos,ambições e…sonhos!

Atira-se ao estudo,que até ali tinha sido de um cabulão,de tal maneira que consegue uma classificação que,embora não fosse a esperada,foi boa.
Julgava ele que estava concretizada a sua tão desejada entrada na pilotagem,mas forças estranhas à Escola e ao curso,abateram-no,não entrou.,sendo empurrado para o curso de metralhador.
Depois de terminado o curso de 1ºcabos mecânicos de avião,os aprovados e com as habilitações literárias do 5º ano dos liceus,ingressavam no curso para 1º cabos pilotos aviadores,após um exame psicotécnico demarcado e rigoroso,situação que levou de vencida também.
Numa cerimonia própria era feita uma formatura dos candidatos,em fila indiana e por ordem de antiguidade,comandada por um Alf.Pilav.,que segundo a ordem académica colocava no pescoço do candidato os oscultadores de comunicação do instrutor com o aluno,é-lhe comunicado o seu afastamento do curso que tanto ansiava,pilotagem.
No dia 6 de Dezembro de 1941,vivi um dos dias mais triste da sua vida,a seu pedido,abandona a Aeronáutica Militar!
Sentiu que não teria outra volta a dar ao assunto em função de uma informação confidencial politicamente desfavorável que estava arquivada no seu processo individual no Ministério da Guerra.Tinha assim chegado ao fim um sonho da sua adolescência, ADEUS CABO LEMOS!

Companheiros,numa noite li esta obra toda e,aliando a sua fisionomia actual a esta magnifica obra,emocionei-me!
Este HOMEM que em 1939 se apaixonou pela FORÇA AÉREA PORTUGUESA e que hoje com 89 anos continua a amá-la,está esquecido por estes governantes civis e militares porque só foi…ESPECIALISTA DA FAP! As suas divisas não possuíram galões ou estrelas,mas muita capacidade técnica e moral para os ajudar a ostentar tais patentes na sua vida militar.
Grande Companheiro Vergilio Lemos

É POR ISTO QUE ME ORGULHO DE SER ESPECIALISTA DA FAP!
Victor Barata








Cópia da carta enviada ao Presidente

do Núcleo de Coimbra da AEFA.


"Bragança,17 de Junho de 2002


Exmº.Sr. Presidente do Núcleo da
Associação de Especialistas da Força

Aérea
Apartado 185

3002 - Coimbra

Por motivos estranhos `minha vontade,só hoje agradeço muito penhorado a vossa manifestação de
de amizade,traduzida pela oferta
gentilissima e solidaria da minha fotografia,no Encontro Anual Nacional,na B.A. da Ota,em
1 de Junho de 2002. Bem hajam.
Aproveito a oportunidade para oferecer ao Núcleo de Coimbra o meu modestíssimo livro
"AS ASAS E O SONHO"
Muito Obrigado
Vergilio Lemos






Este é o exemplar oferecido:

Titulo:
As asas e o Sonho
Autor:Vergilio Lemos
Edição:2001