sábado, 26 de julho de 2008

A CERIMÓNIA.




345-Pedro Garcia
Esp.OPC 3ª/69 Luanda-Angola
Baixa da Banheira





Hoje, pela manhã, fui, á igreja de São Domingos de Benfica, participar nas cerimónias fúnebres dos 3 paraquedistas cujos restos mortais foram resgatados da Guiné.
Não fui paraquedista nem estive na Guiné, pertenci á Força Aérea, cumpri a minha missão em Angola como "Especialista", mas não foi nessa condição que compareci.
Compareci para prestar a minha homenagem áqueles, da nossa geração, geração da guerra do Ultramar, que tombaram no cumprimento do seu dever, áqueles que, de um momento para outro lhes foi cortado todo um futuro a que tinham direito e que nós, que eu considero sermos uns felizardos, temos tido a oportunidade de desfrutar, umas vezes melhor outras pior.
Compareci, também, por solidariedade com todas aquelas famílias que sentiram e sentem a dor de perder os seus filhos.
Emocionou-me ver aquele reencontro de Páras, especialmente aqueles que, na altura, estavam ao lado dos que tombaram.
A "AEFA" esteve presente representada pelo Gascão, também conheci lá o nosso especialista "maçarico/periquito, João Silva.
Envio-te, como anexo, este texto que foi distribuído durante a cerimónia.
Um abraço e longa vida para todos nós

Pedro Garcia





VB. Em meu nome pessoal agradeço a tua presença neste último acto prestado a estes três companheiros com quem partilhei a guerra na Guiné.Este não é o momento mais propicio para me poder alongar com este acontecimento,vou esperar que a emoção me largue e depois,com a cabeça já no lugar que lhe é devido,dizer algo que está por dizer.