quinta-feira, 21 de agosto de 2008

DO-27


385-António Dâmaso
Sargº.Mor Paraquedista Guiné

Odemira


Boa noite camarada Barata!

Há dias disse que me considerava um especialista da FA, hoje pensando no assunto, lembrei-me que provavelmente,Apesar de estar reformado como sargento mor de Infantaria, sou mesmo um especialista:
Tenho um curso de sargento enfermeiro tirado no NEFA1 (Hospital da Força Aérea) com a duração de 18 meses, equivalente a dois anos lectivos,Conforme OA n.º 45 3.ª Série, pág. 579, exerci enfermagem no mesmo Hospital até 1981.
Sou técnico de radiologia também diplomado no Hospital da Força Aérea com o aval da Escola Superior de Saúde Pública.
Exerci Radiologia no HFA e durante 26 anos no Centro de Saúde de Odemira.
Agora falando de aviões, tenho muitas horas de voo em aviões da FAP, fiz uma viagem com regresso Lisboa- Luanda em DC6,cerca de 7viagens Lisboa- Bissalanca e vice -versa,uma viagem de ida de Bissau para Lourenço Marques em DC6, mais uma viagem de Lourenço Marques a Nampula, não me lembro o tipo de avião, regressei de Nacala em SKaimaster para Lisboa, regressei da Guiné em Boeing, viajei para a cimeira dos Açores em DC6 mais tarde viajei para os Açores em C130.
Saltei e lancei pessoal de JU52,Dakota, Nordatlas, Aviocar, C130,etc.
Em Moçambique, andei a fazer segurança em voos para Marrupa Porto Amélia, etc, num bimotor a turbo-hélice, que não me lembro o nome, fica aqui o pedido a um especialista na matéria.
Quanto a versátil DO27, foi um pequeno grande avião tanto táctico, sanitário e logístico, bastava um campo de futebol para aterrar e descolar.


Um abraço,


Dâmaso