domingo, 31 de agosto de 2008

HOMENAGEM AOS ATIRADORES DO HELICANHÃO.


395-Manuel Lanceiro
Esp.MMA 3ª/69 Guiné
Lisboa











Pronto foram boas mas acabaram-se.
Espero que tenha corrido tudo bem à rapaziada.
Há algum tempo a esta parte, que ando para prestar homenagem, a um grupo muito especial dos nossos "Zés".




Os atiradores do Heli-Canhão.




É que fala-se muito de pilotos, de enfermeiras/os, de pára-quedistas, de comandos, de fuzileiros, de todas as tropas, mas eles merecem uma referência especial.
Foram uns valentes, que em horas de aperto, nunca viraram a cara a nada.
Lembro-me particularmente do Menezes; do Cardoso; do Lobo; do Wilson; do Oliveira e do Castro.
Espero que os outros não me levem a mal, mas estes estão gravados na minha memória.
Fiz muitas evacuações à "zona" com vários tipos de protecção: Uma com os "Fiats" (que mal os vi), outras com os T6 e até pela DO 27 armada com roquetes, não queiram saber a angustia que era.
Mas meus amigos, com "Lobo Mau" era outra coisa, estávamos a jogar em casa, víamo-lo ali por cima às voltas e tínhamos a garantia que estávamos a ser protegidos.
E sempre que era preciso lá estavam eles a bater a zona ou a flagelar o "IN".
Foram os nossos Anjos da Guarda.
Era realmente um alívio ouvir aqueles dois estrondos seguidos, as balas do canhão como eram explosivas, incendiárias e estilhaçantes, faziam duas explosões (à saída e com o impacto).
Mais uma vez digo, foram uns valentes.
E a eles, muitos de nós, devemos com certeza, a vida.
É com esta singeleza que quero publicamente agradecer a todos que pertenceram ao "LOBO MAU".
Bem hajam!
No nosso almoço lá tenho que beber um copo com cada um deles (para meu prazer), só o Menezes é que não tem aparecido com muita pena minha.
Julgo que todos que pertenceram à linha da frente dos "Helis" partilham deste sentimento. Muita saúde e longa vida para todos.

Manel Zé Lanceiro




VB:Bom-Dia,Lanceiro.
Espero que tenhas tido umas boas férias e que tudo esteja operacional para retomares a LINHA DA FRENTE,no lugar a que nos habituaste.