segunda-feira, 29 de setembro de 2008

CASA ESPADA,BISSAU.


465-António Dâmaso
Sargº.Mor Paraquedista BCP 12 Guiné
Odemira.




Alguém se lembra de aqui ter comido ostras?






Foto de uma mesa onde abundam as OSTRAS.




Há dias atrás deixei-me divagar pelos pensamentos da Guiné, desde o muito mau até ao muito bom.
Durante mais de quarenta anos, a Guiné tem feito parte do meu dia-a-dia, quer eu queira quer não queira, em pensamentos ou em sonhos tenho vivido a Guiné daqueles tempos.
Existia uma casa na chamada rua das montras quase em frente à casa Pintosinho, cuja especialidade era a ostra da rocha, era a Casa Espada.
Sou apreciador acérrimo de ostras, durante as três comissões que fiz na Guiné, muitas vezes o meu jantar era uma travessa de ostras e uma cerveja de litro, o que era um óptimo jantar.
Como o mundo dá muitas voltas e nós também, em 1977 fui morar temporariamente para a Cruz de Pau, Amora, Seixal, na Cruz de Pau existe um bairro cujas ruas têm o nome de Terras da Guiné.
Um dia perguntei a alguém conhecido, onde havia bom vinho e em conta, indicaram-me uma casa nessa zona, se não estou em erro Rua de Bafatà, lá fui e quando entrei dei de caras com uma senhora , cuja cara eu conhecia mas não a fazia naquele lugar, não resisti a perguntar-lhe e a confirmação veio a seguir:Tratava-se de uma filha do Senhor Espada da Guiné especialista em ostras da rocha, se não estou em erro esta senhora chamava-se Gabi.
A casa vendia cereais e vinho engarrafado e a granel.
Aqui no Rio Mira ainda há boas ostras mas para se apanharem tem de ser de mergulho, tenho uns amigos que de vez enquanto me convidam para comer ostras abertas na chapa.
Saudações Aeronáuticas,

Dâmaso


VB: O proprietário da Casa Espada,não só tinha essa filha que referes,Gaby,como também um filho que era especialista da FAP,Henrique Espada,era Melec/Centrais,andava sempre desenfiado.
Era um grande companheiro,como era de lá,nós fazíamos-lhe os serviços de escala e ele pagava em ostras e cervejas no seu estabelecimento em Bissau.
Gostava de saber do seu paradeiro?