quarta-feira, 24 de setembro de 2008

MAIS UMA VELHARIA...


454-João de Sousa


Esp.OPC 2ª/69 Negage- Angola
Braga








MAIS UMA VELHARIA…
Para toda a Linha da Frente e em especial para o seu Patrono, Victor Barata, envio as cordiais saudações de amizade e sã camaradagem.
Começo por satisfazer, penso eu, parte da curiosidade demonstrada pelo companheiro Rui Elvas, na sua MSG 421, em saber que tipos de fardas é que se usavam entre 1960-1970.
Pois bem Rui: se ainda não reparaste na MSG 417 do Fabrício Marcelino (em que ele está a rigor com a farda de saída, se não estou em erro esta foi alcunhada de pele-de-rato por ter mais ou menos a cor do mesmo) e na minha MSG 428, na primeira foto estão mais dois exemplos de fardas posteriores: a da esquerda era uma farda de cor bege torrado e a minha (a azul) que ainda hoje se mantém com mais algumas variantes.
Quanto às referidas boinas nada sei.
A foto é de Agosto de 1971.
Um abraço!
Quanto ao complemento que o Pedro Garcia enviou, posso acrescentar que o número de baixas nessa operação, por parte do adversário, foi de 44, tendo sido feitos ainda 7 ou 8 prisioneiros, um dos quais me ofereceu um livro que conservo e do qual tirei um «scanner» da folha de rosto.








Este livro está(?) em dialecto Quimbundo ou Quicongo (quem puder dar uma ajuda, diga).
É óbvio que se trata de um manual religioso.Pedro: repara na data que lá está: 23-8-73 (os manuscritos são da mesma altura).
Não sei em que data foste para Luanda, mas essa operação foi desencadeada pelas sete da manhã tendo o arsenal bélico chegado ao Toto (AM32 – eu estava lá destacado) no dia anterior porque o trilho já tinha sido detectado dois ou três dias antes junto à fronteira com o Congo.
A operação foi desencadeada por ar e terra tendo o adversário ficado encurralado numa curva de um rio que não me lembro agora o nome: se puderes ajuda.

Arlindo Pereira (Piriscas) meu caro: nunca fui aos encontros que referes do pessoal do Negage por completo desconhecimento da realização dos mesmos. Quanto ao pessoal que referes nas fotos, posso dizer que estive com o Sacramento em 2007, em Leiria, na confraternização do pessoal da 3/69.
Não me podia esquecer do nome Monteiro tanto mais que fui substituí-lo em 1971 no Negage. Porque o Sacramento teve que vir ao curso de Furriéis, fui substituí-lo ao AM32 Toto (AM dependente do AB3, como sabes).
Olha Arlindo: se a gente já não se lembra dos nomes da malta do tempo de meninos, fará agora com aquelas fotos que enviaste (as quais agradeço) com o pessoal a ir para a Terceira (não a do Fernando Castelo Branco).
Quando for altura do encontro diz-me algo, OK?
Até lá, passa bem!
Parabéns pelo novo rebento!!! Seu babado!
Abração!!

Victor: para terminar, porque já vai longa a conversa, gostaria de fazer um apelo ao Carlos Ferreira, meu pai militar, Digníssimo Presidente do Núcleo de Coimbra da AEFA – Associação de Especialistas da Força Aérea, para, caso seja possível, dizer que está vivo!!!
Ou será que anda pelo Leste de Angola (N’Riquinha, Luso, Cuito Cuanavale, Cazombo, etc.) a reparar emissores???
Um abraço para todos e até uma próxima!

João Sousa