sexta-feira, 26 de setembro de 2008

MEMÓRIAS DA GUINÉ VII.


458-Fabricio Marcelino
Esp.MMA 1960 Guiné
Leiria




Caro Amigo Barata, apesar de me encontrar algumas semanas a alguns milhares de km de Portugal; não deixo de visitar o Blog no dia a dia e, hoje conto mais uma história verídica da minha vida de especialista.Acabada a comissão na Guiné,fomos todos informados,do dia em que embarcávamos para a Metrópole .
Vinham 2 aviões para nos transportar para junto dos nossos familiares.Um descolava de manhã e fazia escala em Cabo Verde.
Outro avião vinha vazio de S.Tome e Príncipe e descolava às 15 horas de Bissau e, a sua escala era feita em Las Palmas.Alguns dos colegas embarcaram no avião da manhã e tudo correu bem até Lisboa.
Eu,acompanhado com todos os outros colegas da linha da frente e outros mais,ficamos para o avião da tarde.
Cerca das 14 horas chegou uma comunicação da Secretaria de Estado da Aeronáutica, para o pessoal da tarde não embarcar.
O avião aterrou para nos levar e, o mundo tinha-se abatido sobre as nossas cabeças,porque já não podíamos ir.
Já tínhamos feito o despacho das nossas malas e não só.Fomos de novo levantar as mesmas e, ninguém mais nos conseguia conformar, por mais historias que nos contassem.Como sempre acontecia, nesse dia, estavam à boleia para Lisboa, alguns militares do exército que se encontravam de férias e, que nem sempre tinham lugar,mas que nesse dia houve lugar para todos.
O avião descolou pouco passava das 15 horas e, nós tristíssimos, fomos até ao Bar beber algo, para nos molhar as gargantas secas.
Ali nos mantivemos durante a tarde. A certa altura, a emissora nacional, interrompeu o seu programa, para dar a triste noticia da queda do referido avião!A noticia seca de que "o avião da Forca Aérea que saiu de Bissau às 15 horas caiu e não há sobreviventes", caiu que nem uma bomba entre nos.
Nós que, até ali estávamos tristíssimos,agarra-mo-nos uns aos outros, abraçados a chorar de contentes!
Ainda hoje me comovo, ao ponto de me correrem as lágrimas, ao lembrar esta historia das nossas vidas, que graças ao comunicado vindo uma hora antes de embarque,nos salvou de morte certa!A minha família ( e certamente a todos os outros colegas) que sabiam a data de embarque e hora,ao ouvirem a noticia, choraram a minha morte, durante uns 3 dias e vestiram-se de luto ( pois só ao fim desse tempo, foram informados de que eu estava vivo)!
Peco humildemente paz para todas as almas de todos os nossos colegas em especial para os deste acidente,bem como as almas daqueles militares do exército, que ao rejubilarem de alegria de poderem ir visitar os seus familiares,morreram pelo caminho;algures ao largo das Ilhas Canárias. Fabricio Marcelino


VB.Bom-dia Marcelino,espero que estejas bem e que esse belo lugar onde te encontra na Europa,te faça descansar e divertir.
Mais uma vez te solicito o favor de me enviares fotos tuas,nem que seja de conjuntos de pessoas,nós cá faremos filtragem da tua imagem para que as mensagens sejam apresentadas com a requerida foto.