domingo, 19 de outubro de 2008

484-DE NOVO EM TANCOS DEPOIS DE MOÇAMBIQUE


António Damaso

SargºMor Paraquedista Guiné

Odemira




Apresentei-me em Tancos vindo da comissão da Guiné/Moçambique, em 05JUL71.
Em 16/AGO71, tomei parte na Escola de Recrutas n.º 4/71, como comandante de Pelotão.
A 03DEZ71, marchei para o Comando da BA 4 Açores, a fim de tomar parte na Guarda de Honra na cimeira dos Açores entre Marcelo Caetano, Nixon e Pompidou, no decorrer das cerimónias num só dia apanhei três molhas.
Primeiro chegou Marcelo Caetano, depois Nixon e por último Pompidou no místico Concord que ainda andava em voos experimentais, estive a fazer guarda a este avião, visitei-o, o seu interior era um autêntico laboratório de instrumentos, foi a única vez que vi o Concorde de perto e estive no seu interior.
Concord num aeroporto Inglês
Gostei muito dos Açores, do seu vinho de “cheiro”, bom peixe fresco, carne de vaca tenrinha e ir ao Biex? (zona comercial dos Americanos), também lá encontrei o Cap. Lisboa, MMT que tinha sido meu chefe em Tancos em 1964, na época o dólar estava bastante acessível em relação ao escudo cerca de 25$00.
Regressei a Tancos em 17DEZ71 e recomecei as aulas nocturnas que já vinha frequentando desde Outubro, com vista efectuar umas disciplinas que me faltavam do 5.º Ano.
Em 10JAN72, iniciei o Curso IMPQ 1/72 (Instrutores e Monitores Pára-quedismo), o curso estava-me a correr bem, tinha um aproveitamento acima da média, a uma sexta-feira quando só faltava a parte melhor que eram os saltos em queda livre, fui chamado ao comandante do B. I. (Batalhão de Instrução) um Sr. Major que foi curto e grosso: “ Tenho más informações suas, a partir de hoje deixa de frequentar o curso”.
Como não especificou o motivo, percebi que ali havia coisa e no momento ocorreu-me perguntar se podia ir falar com o nosso comandante, como a resposta foi negativa, só me restou pedir licença para me retirar.
Compreendi que mais uma vez que ali andava perseguição e ainda bem que não sabia de onde vinha, desinteressei-me de tudo e fui gozar férias que tinha para gozar e não estive com meias medidas fui-me oferecer para ir novamente para a Guiné.
Entretanto, saiu na OS a minha proposta de eliminação dizendo eliminado por deficiências técnicas e que podia frequentar novo curso.
De 13ABR72 a 28ABR72 frequentei o Curso de Técnicas de Instrução n.º 4/72 com a classificação de 68 valores.
A 12JUN72, iniciei o curso IMPQ 2/72, éramos 6, 4 tenentes e 2 sargentos, terminei em 11AGO72 com a classificação de 12,25 valores.
Julho fui promovido a PSARG/PARAQ com a antiguidade de 26 de Maio72.
Outubro, fui nomeado para prestar serviço no BCP 12 Guiné, pronto a embarcar a partir de 16 de Novembro, embarquei a 18NOV72.
Saudações Aeronáuticas
Dâmaso