segunda-feira, 20 de outubro de 2008

486- ENCONTREI OUTRO COMPANHEIRO!


Amilcar Condeço
2ºSargºMil. MMT 1ª/69 Guiné
Caro amigo Victor:
Mais uma vez aqui estou a passar por mais umas emoções algo fortes pois este teu blogg está cada vez MELHOR agora e depois do belíssimo momento que passei com o Fernando aparece mais um ZÉ que me fez ir a correr ao velhinho album de fotos recordar MOÇAMBIQUE, minha primeira aventura em terras de África.
Neste dia 19-10-2008 em que festejo 58 primaveras prenda melhor que vir a esta casa rever velhos amigos e não é que dou com o Luciano Guerra?
Victor desculpa aproveitar-me da tua sala de visitas para mandar a esse ZÉ um grande abraço pois 39 anos sem saber dele, e de muitos mais, é MUITO ANO e depois quando em clima de guerra se passa bons bocados como os que passei em NACALA, em MUEDA e na nossa GUINÉ, as lembranças acabam por ser muitas revividas muitas vezes quando aparecem os ZÈS.
Pediste-me ao principio que relatasse alguns episódios passados durante a nossa estadia nessa bela arma que é a FAP,pois aqui vai mais um não na Guiné mas em Mueda entra fins de 1970 e princípios de 71.
Estando eu como único MMT em Mueda destacamento para o qual fui voluntário fui chamado ao Comandante da altura Cap.Av AYALA para preparar o jipe pois queriam ir dar uma volta a ver se caçavam alguma coisa.
Depois de preparado o dito fui entrega-lo ao Cap. Ayala, que estava com o 1º Sarg. MMA dos Helis (penso que se chamava SANTANA)e mais um ALf. Pil. AV. que era muito maluco e que não me lembro o nome, pendurei-me logo para servir de condutor pois a perspectiva de sair dali era muito grande, foi aceite a minha sugestão e lá fomos nós armados até aos dentes caçar qualquer coisa.
Depois de muito andar e já quando as esperanças se esvaeciam, eis que surge em grande salto por cima do capot do jeep um vulto não sei quem fez os disparos mas quem passou não caiu vivo, logo me apressei a acelerar pois ninguém sabia o que era.depois de alguma duvida vimos então que o bichano (na foto anexa) estava meio morto com algum receio fomos ao AM52 buscar reforços e lá seguimos de novo ao local com os pessoal dos CALHAMBEQUES 8Auto metralhadoras do Exercito)a apoiar-nos e conseguimos carregar o bichaninho para cima da camioneta e voltamos á base.
O ridículo é que eu tive que ir mudar de roupa pois estava um Este e´mais um episódio do qual me riu cada vez que me lembro dele, pois como deves saber em Mueda não tínhamos por vezes tempo nem havia pessoal desta ou daquela especialidade que não estivesse sempre de serviço pois as evacuações eram constantes.
Aqui lembro por exemplo o Natal de 70/71 em que o Monteiro Mecânico de Armamento foi abonado em plena missão com o heli-canhão durante a visita do Comando-Chefe ao mato. Felizmente sem problemas de maior mas com grande susto Amigos Zés historias que sabem bem lembrar fazem-nos sentir apesar do PDI sempre jovens.
Um abraço para todos e desta vez em especial para o Guerra.
Amílcar Condeço
Ex-Cabo/Sarg.-MMT-1º/69.
VB: É esta uma das componentes deste Blog,encontrar aqueles com quem passamos,na nossa "roubada"juventude,os bons e maus momentos.