quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

768 O BOEING 707 DO MOBOTU SEKO.


Arnaldo de Sousa
Esp.MMA Guiné


Lisboa






Boeing 707
No último número do Mais Alto vem uma pequena notícia sobre a recuperação de uma frente de um Boeing 707 que irá estar exposta no Museu do Ar em Sintra.
Esta frente fazia parte dum Boeing 707 que jazia há 14 anos no Aeroporto de Lisboa e que pertenceu à então Republica do Zaire actualmente Republica Democrática do Congo, tendo sido o avião presidencial do ditador Mobutu Seko, cujo fim terminou em 1977.
Veio para reparação na TAP em 1991.
Como nunca foram pagas as dívidas, que ascendiam a milhares de euros, pois só à ANA a dívida rondava os 500 mil euros, e aumentava diariamente, as finanças colocaram o avião à venda pelo valor de 35 000 euros não tendo sido vendido.
Em 2006 a ANA procedeu ao desmantelamento do avião dado não haver compradores e o mesmo estar a ocupar espaço, tendo o Museu do Ar ficado com a frente para recuperar e expor.
Este avião pertenceu à TAP que o adquiriu em 1968 e recebeu a matrícula CS-TBD e o nome de Lourenço Marques.
A frente que irá estar exposta, foi pintada com as cores da TAP de um dos lados e da FAP do outro. Pena é, que não tenha sido todo recuperado e não destruído !
Soube também que o 707 ex FAP 8801 ao serviço da FA Italiana foi abatido em Abril de 2008, não sei qual o destino que lhe foi dado.




VB: Esta aeronave já era uma referencia no Aeroporto da Portela,havia turistas que só sabiam que estavam em Lisboa depois de verem. E esta hem?