sábado, 28 de fevereiro de 2009

814 REVOLTAM-SE-ME AS ENTRANHAS!



Nuno Almeida "Poeta"
Esp.MMA (Canibais) DFA Guiné
Lisboa


Amigo Barata, um grande abraço!
Perdoa a minha ausência participativa neste nosso cantinho, mas sou de poucas escritas.
A razão que me fez escrever agora foi a notícia(*) que acabei de ler sobre o nosso camarada paraquedista António Garcia.
Chocou-me o que li e revoltaram-se-me as entranhas pelo modo como este nosso camarada está a ser tratado.
É inadmissível que, passados mais de 30 anos do fim da Guerra Colonial, o estado Português (des) trate homens que deram a sua juventude em prol da Pátria.
Pergunto se este nosso camarada não deve ser considerado Deficiente das Forças armadas?
Não teve o acidente em serviço militar?
Porque não actua a Associação dos Deficientes das Forças Armadas?
Não foi para defender e resolver estes casos que ela foi criada?
O que fez o, na altura, Comandante da Base Aérea de S. Jacinto, aquando do acidente?Acompanhou o caso do António Garcia e elaborou o auto de acidente em serviço?
São interrogações que aqui deixo...e aproveito para, neste embalo de tocar as teclas, fazer a homenagem que já há muito deveria ter feito e dizer que quando fui ferido na Guiné,(**) a perspectiva do médico que me ia operar era a de me amputar a perna, que não se concretizou porque ao ser questionado do porquê dessa decisão, disse que não tinha tempo (tal era a quantidade de feridos que constantemente chegavam ao HMB) e também não tinha sangue para a tentativa de salvar a perna.
Foi-lhe dito que arranjasse tempo que o sangue apareceria.E assim foi. Não fui amputado porque uma onda enorme de solidariedade fez com que o sangue até sobrasse.
Hoje tenho a minha perna graças a muitos camaradas que tenho o privilégio de reencontrar nos nossos almoços de confraternização, mas especialmente ao grande Comandante GUALDINO MOURA PINTO que não abandonou um seu homem que tinha servido sob as suas ordens.
Que Deus o tenha num lugar a seu lado.
Que pena não ser ele o Comandante da Base Aérea de S. Jacinto em 2002!!!
-- Nuno «;o)



(*) Mens. 813 de 27.2.2009 Nem só os veteranos...reparem nesta pouca vergonha.
(**) Mens. que iniciou este Blog em 3.6.07 em que eu VB escrevi assim:

"Boa Tarde Camaradas!
Ao inaugurar o nosso Blogue (especialistasdaba12.blogspot.com) achei por bem fazê-lo com uma simples mas significativa palavra de homenagem ao nosso ilustre camarada ,"O POETA"NUNO JOSÉ ANDRADE ALMEIDA que no dia 25 de Novembro de 1972 ao proceder a uma evacuação à zona ,(plena área de combate)foi atingido ficando,sem qualquer tipo de armamento,a lutar contra a morte,mas consegui,com muita luta, contra muita gente,sofrimento e desprezado por muitos ,VENCEU!
Bom camarada,sempre bem disposto,dotado de uma grande veia poética(O Poeta),amigo do seu inimigo,um excelente profissional de Material Aéreo na linha da frente dos Alloutte III!
Tem uma filha que nasceu no dia 27.10.1972,marca férias para o dia 26/27 de Novembro deste mesmo ano para a vir conhecer.
Como medida de precaução,no dia 25.11, não sai da Base para uma operação em que participam diversos helicópteros e ficando no de alerta,supostamente o menos utilizado num domingo(se a memória não me atraiçoa).
Alerta ao Heli! Dizem das operações.
Levanta o Heli com o Piloto e o Poeta para fazerem uma evacuação á Zona de dois soldados do Exército que tinham sido feridos.Indicado o local atravez do oleado estendido no chão,baixa a aeronave até aterragem.
Ao sair com a maca na mão,o Poeta dá de caras com o IN que faz fogo atingindo-o com uma bala, arrancando-lhe 14 cm da artéria fémural,ficando inanimado a esvaiar-se em sangue!
Seguiu-se a luta contra "ELA",cinco operações em vinte e cinco dias,vinte e cinco litros de sangue,trinta e nove cápsulas e nove injecções por dia,apanhou uma hepatite tóxica!
O médico do Hospital de Bissau, pede autorização ao nosso Comandante para lhe amputar a perna e este pergunta-lhe porquê?
Respondeu-lhe que não tinha sangue nem tempo para lhe salvar a perna!
Então esse GRANDE COMANDANTE,que infelizmente já não pertence aos vivos e que dava pelo nome de GUALDINO MOURA PINTO,respondeu-lhe que arranjava o sangue e o tempo teria ele que o arranjar.
É evacuado no dia 25.1.73 na TAP,já não havia tempo para esperar pelo da FAP,acompanhado de um médico e enfermeiro com soro e sangue,deixa ficar para trás 35 Kg de peso,não comia nada!
Não consigo descrever mais...um dia em que o meu sentimentalismo me deixe prometo contar esta grande vitória do NOSSO POETA!
É um HOMEM,saudável,feliz e que trata a saúde por TÚ!
Que Deus te retribua em vida e tempo que tiveste de sofrimento.
Victor Barata"


VB: Olá Nuno.
Tu és um dos tens conhecimento de causa para falares deste caso,infelizmente também já passas-te situações similares.
É verdade.foi o nosso GRANDE COMANDANTE Cor.Pilav.Moura Pinto,à data do teu acidente,responsável máximo pela Zona Aérea de Cabo Verde e Guiné,quem disse ao médico
"...arranje o tempo que o sangue aparece!"

Este homem,ao contrario de outros,nunca duvidou do nosso trabalho.
Estou de acordo contigo quando fales dos organismos oficiais que se deveriam dedicar a este caso,será que já o fizeram?