segunda-feira, 23 de março de 2009

VOO 873 A ENFERMEIRA QUE VINHA DO CÉU-CONCLUSÃO.





João Carlos Silva
Co-Piloto do Blog
Esp.MMA BA6
Sobreda da Caparica
Na sequência do belo texto do Manuel Bastos, “A Enfermeira Que Vinha Do Céu”, publicado no post 837, continuamos a publicação dos eventos que este suscitou.
Como se recordarão, após esse belo texto inicial do Manuel Bastos homenageando as Ilustres Enfermeiras Pára-quedistas, publicámos no Post 850 “A Enfermeira Que Vinha Do Céu - A Descoberta”, desta forma:
Em face de uma passagem sofrida da vida do Manuel Bastos (1) , por terras longínquas de Moçambique, conjugada com a Nobre missão das “nossas” Ilustres Enfermeiras Pára-quedistas (2), o “comandante” Víctor Barata, como é seu timbre, dá o exemplo de dedicação a esta causa, ao procurar incansavelmente a identificação da Enfermeira (3) que socorreu o Manuel Bastos, conseguindo os seus intentos e comunicando a mesma ao Manuel.
Enviou-lhe o seguinte e-mail:

Olá Manuel.
Como já deves ter reparado, cativo uma grande amizade por ti.
Certamente que te interrogas com o velho "porquê" se nos conhecemos há tão pouco e tempo e apenas através da escrita!?...
A sensibilidade e intelectualidade com que rediges os teus escritos, foram os principais causadores de tal virtude.
No último texto que me enviaste, a meu pedido, sobre as nossas enfermeiras paraquedistas, mais uma vez pões em prática essas tuas particularidades.
Em determinada altura dizes assim;

" resta-me o conforto de ter conhecido no momento mais dramático da guerra o sorriso redentor desta enfermeira pára-quedista "

Pois bem, companheiro, desde logo prometi a mim próprio "recompensar-te" pelo referido texto. Mas como?! Quem sou eu para poder fazê-lo não sendo com a amizade que lhe manifesto!?...
Também tenho virtudes e grande sensibilidade humana, como tal, andei dia e noite até conseguir o meu objectivo, consegui!
Manuel, localizei essa mulher do tal sorriso redentor que te socorreu aquando da tua evacuação, Fur. Enfª. Paraquedista Piedade Gouveia!

Chegada do Helicoptero com o ferido,evacuado, Manuel Bastos ao Hospital de Mueda
Foto do Manuel Bastos(Direitos Reservados)

Que me dizes?
Um abraço para ti AMIGO.
Victor Barata

JC: De seguida, o Manuel Bastos respondeu ao Víctor com o seguinte e-mail:

Amigo Barata
Na verdade não sei o nome da enfermeira que me socorreu, mas acredito nas tuas pesquisas.
Então se a conheces apresenta-lhe as minhas homenagens e que receba esse texto como uma expressão sincera de gratidão e não como um exercício fútil de prosa.

Obrigado pelas tuas palavras e um grande abraço

Manuel

Na altura, o meu comentário foi o seguinte:

Companheiros da Linha da Frente, a missão do “nosso” Blog sendo cumprida.
Sem dúvida, este é um dos grandes objectivos com que o “Especialistas da BA12” foi criado, para recordar as memórias da Guerra Colonial e congregar todos os que defenderam esta causa e lutaram pelos mesmos ideais. Sim, porque esses factos devem ser contados na primeira pessoa, sim porque melhor do que ninguém os directamente envolvidos podem expressar esses factos, entender os restantes camaradas e reconhecer a importância das acções por eles desenvolvidas.
É muito bom quando conseguimos relatar esses acontecimentos (os bons e os maus) e ainda por cima ter a humildade de reconhecer o valor, e a gratidão, da acção de outros camaradas e de continuar a lutar por esta causa, divulgando, facilitando o contacto e a possibilidade de expressão, desta geração de antigos combatentes. Está nas nossas mãos garantir que a história vai sendo conhecida para os mais novos, mas também que os nossos camaradas saibam que, num determinado dia, a sua acção, por muito trivial que lhe possa parecer, foi importante e marcou alguém para a vida.

Nota: Por esta causa, quero dizer tão só (e não é pouco) por quem serviu e sofreu na Guerra Colonial, independentemente da condição social, posto ou motivação.

(1) O Manuel Bastos é DFA e foi Fur Mil do Exército em Moçambique, tendo sido vítima de uma mina. É autor do livro “Cacimbados – a vida por um fio”. Consultar os posts 92, 99, 113, 209, 471, 480, 487, 488, 538, 557, 565, 581, 837.
(2) Ver os posts Víctor Barata em 16 de Julho de 2007, 87, 501, 791, 793, 794, 797, 798, 803, 804, 806, 810, 833, 837.
(3) Enfermeira Fur Piedade Gouveia, ver fotografia também no post 782.

Hoje, com enorme alegria, vimos dar sequência a este notável percurso, publicando “A Enfermeira Que Vinha Do Céu - Conclusão” (será?):

Recebi do companheiro Víctor Barata mensagem plena de entusiasmo e de emoção, referindo que era um dia “muito especial na vida do “nosso” blog e na… dele”, pois o resultado da sua investigação tinha dado frutos. Apesar das previsíveis dificuldades para identificar a enfermeira que prestou assistência na evacuação do Manuel Bastos, 35 anos depois, ainda por cima considerando que o Víctor esteve na Guiné enquanto o trágico episódio do Manuel se desenrolou em Moçambique, a palavra desistir, como é timbre dos “aviadores”, não foi considerada e” através de outro elemento componente desse restrito grupo de verdadeiras “MULHERES DE GUERRA”, a Giselda Pessoa,” foi possível identificar a Piedade Gouveia.

Estabelecendo os contactos (e não foi OPC), o Víctor Barata recebeu a seguinte resposta:

Agradecimentos.
Victor daqui é Piedade Gouveia. Quero desde já agradecer-lhe imenso a trabalheira que teve para arranjar o número do Manuel Bastos, que, julgo eu, ter sido evacuado por mim em Mueda-Moçambique.

E a cópia da mensagem da Piedade Gouveia para o Manuel Bastos:

Olá Manuel.

O sorriso redentor (4) de que tu falas era apenas ansiedade de chegar o mais depressa possível ao pé do ferido (acho que naqueles momentos o helicóptero voava bastante devagar). Portanto essa ansiedade desvanecia-se ao ver o ferido e eis porque eu sorria, porque assim podia socorrê-lo imediatamente.
Quanto à nossa passagem por outro aquartelamento, não me lembro porque o meu pensar estava somente com o ferido que transportava que neste caso eras tu.

A caminho do Hospital de Mueda vendo-se a EnfªPiedade segurando o frasco do soro.
Foto de Manuel Bastos(Direitos Reservados)

Chegados a Mueda eis aquela fotografia (no blog) que se vê a enfermeira a segurar o balão de soro do ferido. Seguiu-se para o "bloco operatório" em que os médicos já estavam preparados para fazer a cirurgia. Lembro-me de te ter dito que tudo ia correr bem pois uma amputação é fácil de realizar, para os médicos, claro!
Apresento-lhe a "simpática" equipa que o operou (na foto "Equipa de cirurgia do exército"):


Foto de Piedade Gouveia(Direitos Resrvados)


1. Médico instrumentista.
2. Enf. Paraq. Piedade Gouveia.
3. Médico anestesista de nome Jesus Cristo.
4. Médico endocronologista.
5. Enf. Paraq. Ana Ramalho.
6. Operador Rádio-telegrafista.
7. Médico cirurgião de nome Dr. Garrido.

Alguns na fotografia não me lembro o nome e alguns não aparecem na foto (pelo menos três).

Foto de Piedade Gouveia(Direitos Reservados)

Na última fotografia estamos a assistir à cirurgia no "bloco operatório" e a torcer para que tudo corra bem, e claro como era de esperar correu tudo bem!!!...
Foste evacuado para Nampula e depois para Lourenço Marques para ires de seguida para Lisboa, assim que estivesses estabilizado (eu sei que ainda hoje sentes e pensas que tens o membro inferior esquerdo mas tudo não passa de um reflexo, mas lamento muito ter-te acontecido este acidente trágico, e com a ajuda dos que nos rodeiam temos de aprender a viver com as nossas limitações!).
Gostaria que mostrasses este e-mail à tua esposa e filhas, certamente ficarão muito contentes.
Despeço-me com um abraço amigo e sentido.

Piedade Gouveia.

Na sequência destas sinceras mensagens, o Manuel sensibilizado pelo acto do Víctor e pela resposta da Piedade, propõe um jantar em conjunto (Piedade, Manuel, Giselda e Víctor) com as respectivas famílias em local a designar.


JC: Bom, difícil controlar as emoções, mas, como co-piloto do Blog reforço a mensagem do Víctor Barata de que este é um dia muito importante da vida do “nosso” Blog. Em linguagem da “nossa” FAP, o perfeito “Looping”, o círculo perfeito, as diferentes razões, as diferentes motivações, as diferentes sensibilidades em perfeita sintonia para o mesmo objectivo, a cooperação, a camaradagem, a entrega ao próximo e, finalmente, após toda essa adrenalina, o reconhecimento, o agradecimento, a paz (?).
Os Destinos de cada ser humano, neste caso como no nosso Fado (5) , do Menor melancólico e triste ao Corrido alegre e solto, livre.
Além disto, quero referir a imensa satisfação de puder ajudar a divulgar estes momentos e estas emoções e deixar o desafio a todos os companheiros da Linha da Frente e aos leitores deste Blog que desfrutem da leitura destes testemunhos de vida na Guerra, com o tempo que os mesmos merecem e que façam a sua própria reflexão.
Finalmente, não posso deixar de enviar o meu sentido Abraço ao Manuel Bastos, à Piedade Gouveia e ao Víctor Barata.
No entanto, como membro da Linha da Fente e como leitor destes acontecimentos, aproveito esta privilegiada oportunidade para dizer que são exemplos de vida destes que me sensibilizam, que me motivam para fazer melhor. Se cada um de nós contribuir com a sua pequena parte no espaço em que se movimenta, seja pelo exemplo no ultrapassar das dificuldades, seja pela dedicação e entrega, seguramente o dia a dia, as perspectivas, o futuro será melhor para nós, para os nossos filhos, para os nossos netos.
Temos direito ao nosso Fado Corrido, para isso temos que continuar a lutar e a contribuir, não queremos de certeza ficar apenas pelo Menor e pelo Mouraria queremos tudo a que temos direito.

(4) Consultar o Post 837 com o texto do Manuel Bastos dedicado às Ilustres Enfermeiras Pára-quedistas.
(5) Influenciado por uma bonita noite de fados a que assisti este fim-de-semana, utilizo esta parábola com o Fado (Destino).

Post relacionados: 837, 850.