quinta-feira, 26 de março de 2009

VOO 879 NÃO SÓ DA GUERRA VIVIA O DAMASO...SE NÃO FOSSE A ARBITRAGEM!...



António Damaso
Sarg.Mor Paraqª. Guiné
Odemira

DA BANCADA PARA O CAMPO

No princípio do ano de 1974, influenciado por um filho da Terra que estava na Marinha, aventurei-me a tirar um Curso de arbitragem na Associação Provincial de Árbitros da Guiné.


Identificação do Manuel Dâmaso, emitido pela Associação de Futebol da Guiné,como estagiário de arbitro de futebol para aquela província.

Primeiro vieram os exames teóricos e só depois é que veio a prática no campo.
Começámos em fiscais de linha, de juniores e reservas, depois principais e por último começámos a apitar os Juniores e Reservas até que veio o 25 de Abril.
Além da documentação que me foi fornecida no Curso, comprei o Best-seller da altura em arbitragem que foi o livro do antigo árbitro Inácio de Almeida.
Lembro-me que nesse tempo eram árbitros de futebol de 11 dois Sargentos da FAP, um era o Bergano, que apelidavam de árbitro de meio campo, quer dizer que por estar gordo e com falta de preparação, não acompanhava as jogadas na diagonal do campo, limitando-se ao centro, isto é o que diziam as más-línguas.
O outro que não me lembro o nome, foi irradiado porque num jogo em que estava em Fiscal de Linha, começaram a chamar-lhe nomes a ele e família toda, não esteve com meias medidas, pegou na bandeirola, coloco-a ao lado do corpo em posição de tourear e virou-se para a bancada.
Voltando à minha experiência, fui um dia fazer de Fiscal de Linha no Campeonato Principal, entre um jogo de uma equipa de Bissau e o Mansoa, fomos de táxi e fui prevenido para a viagem com uma pistola de defesa pessoal calibre ponto 22, que deixei no cacifo.
Durante o jogo todo, tive sempre nas minhas costas, um indivíduo de raça negra Natural, que me perseguiu durante todo o jogo, pronunciando as palavras (filha puta).
Confesso que tive vontade de lhe dar com a bandeirola na mona, mas a custo consegui conter-me por pensar que aquele indivíduo tinha sido instrumentalizado para desempenhar aquele papel.
Penei bastante porque os jogos em Bissau começavam na hora de maior calor, lembro o último jogo que apitei, entre Reservas, que no final do jogo expulsei três jogadores por se terem envolvido em pancadaria.
Durante o jogo, um ou outro, veio-o me mostrar uma meia com uma nicada, por uma entrada mais dura, claro que devia ter separado a minha formação que tinha recebido nas Tropas Pára-quedistas de Instrução Dura, Combate fácil, cada vez que eu entrava num campo de jogos saía de lá a sangrar, esqueci que estava numa realidade diferente e porque apesar de dominar algumas palavras em crioulo, haviam muitas que não dominava e eles iam trocando.
Na crítica do meu conterrâneo Aires que era Instrutor, disse que eu em vez de ter o jogo na mão, andava a ver o jogo.
Agora transpondo a minha experiência da antiguidade para a actualidade, no jogo da taça da liga no Algarve, na minha opinião, o árbitro não quis de início estragar a festa mostrando cartões, o que os jogadores não quiseram compreender, depois deu no que deu.
Como dizia o meu Filho da Terra Aires, o árbitro e os seus fiscais andaram a ver o jogo.
Sou simpatizante do Sporting, entendo que toda a gente tem de honrar a camisola.
Quanto ao Benfica, devem estar caladinhos, e lembrar-se nos jogos efectuados naquele Campo que se ganharam alguma coisa foi com erros de arbitragem.
Quanto a nós todos, acho que nos devemos preocupar com o que nos espera e tenho tudo dito.
Saudações Aeronáuticas
Dâmaso


VB:Bom-Dia meu bom Amigo Dâmaso.

Então que é feito de ti? Fizeste uma ausência muito grande,espero que este teu regresso não tenha nada a ver com o último caso da "arbitragem do Luci"?

Não sabia desta tua faceta, de te dedicares à arbitragem na Guiné.Não era tarefa fácil,pois havia jogos em Bissau de alto risco,mas com mais lisura que aqui.

Vamos então ficar à espera das tuas novidades literárias,como nos dizes,até lá um abraço.

Victor Barata