sábado, 28 de março de 2009

VOO 887 OBRIGADO POR TUDO TEN.COR.ALMEIDA BRITO



Fabrício Marcelino
Esp.MMA, 1960, Guiné
Leiria

Caros colegas, já algumas vezes dei a conhecer neste Blogue, a especial amizade que sempre nutri pelo Ten. Cor. Pilav. Almeida Brito, e a grande mágoa sentida, quando tive conhecimento da sua trágica morte. Chorei por ele e, ainda hoje faz parte das pessoas que recordo com saudade.
Tive o grato prazer de conviver com ele diariamente durante dois anos, na linha da frente da Esquadra 51, na B.A.5, com os F-86.
GRANDE piloto, GRANDE HOMEM, GRANDE militar, muito honesto, compreensível, cumpridor e extremamente educado, embora exigente.
Como capitão, em 1962/63, foi meu comandante de missão à Guiné. Aí, aquele GRANDE HOMEM que nós já conhecíamos, mostrou ainda mais, até ao limite, variadas vezes, a sua bondade.
O seu pessoal era sempre defendido e, fazia tudo o que fosse necessário para os proteger, em qualquer situação, nem que para isso ele próprio fosse prejudicado.
Relembro o facto, de ele como 2º.comandante interino da Base ( A.B.2 nessa altura e só mais tarde B.A.12),ter cortado relações com o 1º comandante, para nos proteger da perseguição dessa terrível fera militarista, cujo nome não me recordo, porque os maus são para esquecer!
Foi também graças a ele, que todos trouxemos carta de condução militar, lista branca! Muito bem havia a dizer deste GRANDE SENHOR, embora compreenda, que o mesmo não deva ter agradado a toda a gente. Mas isso nem Deus agradou a todos.
Comovidamente, não podia de modo algum, deixar passar o 36º aniversário da sua morte, sem dizer mais uma vez, obrigado por tudo meu amigo e, que Deus o tenha no Céu, lugar que merece pelo que fez na terra.

Fabrício Marcelino


JC: Fabrício, realmente hoje uma data menos feliz, mas, 36 anos depois, continua a ser recordada por vários Operacionais da Linha da Frente que serviram na FAP com o Ten. Cor. Almeida Brito e que abruptamente foram privados do seu convívio. Ficam, nestes importantes registos, as homenagens sentidas à sua memória.

Posts Relacionados:


884 “Descolou há 36 anos para o seu último voo…”
885 “Ten. Cor. Brito, Não me esqueço das suas palavras…”