sexta-feira, 24 de abril de 2009

VOO 926 HELICÓPTEROS PRESOS POR ARAMES?SÓ PODE SER GAFE DA EDITORA!



Fabricio Marcelino
Esp.MMA Guiné
Leiria


Amigo Barata, não tenho por hábito duvidar da veracidade dos outros,mas tenho algumas interrogações sobre o que se disse da entrevista dada pelo nosso colega Mecânico de Rádio, Amílcar Pires,numa revista do correio da manhã,referente às condições em que voavam os Allouete III em Angola,muitas vezes presos por arames! Vários rotores da cauda partiram,levando à queda dos helicópteros?Então andariam mesmo presos por arames!
Este artigo só denegrio a Força Aérea e os seus heróicos mecânicos.
Aqui são igualmente relatadas as muitas dezenas de evacuações que o mesmo fez porque fazia parte da tripulação e, das seis dezenas de mortos que lhe passaram pelas mãos! Então a tripulação era constituída,além do piloto,por MEC.RÁDIO? Em vez de MMA e nalguns casos, também MARME? Na Guiné, no meu tempo,quando estávamos de Mecânico de Dia, e porque havia pouca gente, também tínhamos como ajudantes de mecânico, os colegas de outras especialidades e, por vezes sargentos.Mas estava lá sempre o responsável MMA de serviço! Ou seja o ajudante,não substituía o outro.
Alguns militares, eram empurrados por não terem coragem para saltar? Nunca ouvi tais comentários deste género na Força Aérea. Pelo contrário.Como o colega se refere aos também corajosos paraquedistas, que pensarão eles disto? Nunca os conheci como medricas, ao ponto de terem que ser empurrados para cumprirem o seu dever,por muito perigoso que fosse.
Sinceramente, espero que tenha sido uma gafe e que este colega,venha informar toda a tertúlia que foi erro da editora,só pode ser,ou então, a Força Aérea modificou imenso o seu grau de exigência de operar em relação ao meu tempo,1960/63.
Como toda a tertúlia tem conhecimento,fui MMA mas dos F-86F.No entanto, o elevado nível de exigência operacional que a Força Aérea obrigava,era o mesmo.Em caso de haver uma dúvida, substituíam-se as peças.
Na Guiné, aconteceu sim, raramente, em momentos de emergência, alguns pilotos do F-86F,pediram aos mecânicos, para fazerem eles a inspecção dos 360º, enquanto subiam para o avião e, porque tinham imensa confiança nos mecânicos.
Agora descoroar a segurança com arames ou algo parecido? Só pode ser para rir.
Os meus cumprimentos
Fabrício Marcelino

Voos Relacionados: