domingo, 26 de abril de 2009

VOO 930 A CAMARADA CELESTE NA "TABANCA GRANDE".




Manuel Lanceiro
Esp.MMA Guiné
Lisboa




VB: No conceituado Blog do Luís Graça e Camaradas da Guiné,através do seu post nº4242,foi publicada a notícia que assim transcrevemos:




A malograda enfermeira pára-quedista Maria Celeste Ferreira da Costa


Quando a 28 de Novembro de 1971, um elemento da Companhia acciona uma mina, ficando sem uma perna e outro elemento também ferido, ambos do 3.º Grupo de Combate é solicitada a evacuação por Via Aérea para o Hospital de Bissau.Ao chegar o helicóptero, sai dele uma enfermeira, [a Maria Celeste,] que ao ver o soldado Santos sem roupa diz que assim não leva o ferido. Para ser socorrido, utilizaram-se os restos das calças para fazer garrotes à perna e ao braço. E com tiras da roupa seguram-se alguns pensos que tapam feridas menores. O homem estava nu.Para satisfazer o pedido da enfermeira, foi pedido ao enfermeiro que tinha uma camisola interior vestida para que a tirasse e com ela tapasse o soldado ferido.No dia seguinte, a enfermeira ao aproximar-se dum Nord-Atlas distrai-se, não vê a hélice do avião em movimento e é feita em pedaços. [Ou não terá sido a hélice de uma DO 27 ?, L.G.] (...)



O Manuel Lanceiro não gostando do que leu,e muito bem,de imediato parte para este "voo":


A Camarada Celeste na "Tabanca Grande"


Barata, Todos os dias visito o nosso blog e com frequência visito também o “Tabanca Grande do Luís Graça & Camaradas da Guiné”. E ontem ao visitar a Tabanca tive esta surpresa, este espanto de prosa, pasmem-se e comentem.
Este gajo, pelo menos, podia mostrar respeito por quem já não se pode defender. Pelo menos corrigia data que a nossa camarada Celeste morreu.


Sexta-feira, 24 de Abril de 2009Guiné 63/74 - P4242: Histórias da CCAV 3420, comandada pelo Capitão Salgueiro Maia (2): Curiosidades, humor, histórias do Gasparinho (José Afonso)


(...)A malograda enfermeira pára-quedista Maria Celeste Ferreira da Costa
Quando a 28 de Novembro de 1971, um elemento da Companhia acciona uma mina, ficando sem uma perna e outro elemento também ferido, ambos do 3.º Grupo de Combate é solicitada a evacuação por Via Aérea para o Hospital de Bissau.
Ao chegar o helicóptero, sai dele uma enfermeira, [a Maria Celeste,] que ao ver o soldado Santos sem roupa diz que assim não leva o ferido. Para ser socorrido, utilizaram-se os restos das calças para fazer garrotes à perna e ao braço. E com tiras da roupa seguram-se alguns pensos que tapam feridas menores. O homem estava nu.
Para satisfazer o pedido da enfermeira, foi pedido ao enfermeiro que tinha uma camisola interior vestida para que a tirasse e com ela tapasse o soldado ferido.No dia seguinte, a enfermeira ao aproximar-se dum Nord-Atlas distrai-se, não vê a hélice do avião em movimento e é feita em pedaços. [Ou não terá sido a hélice de uma DO 27 ?, L.G.] (...)

Um Abraço

Manuel José Lanceiro
E nós,Blog especialistas da BA12,de imediato partimos a exigir a reposição da verdade nestes termos:
Queremos a reposição da verdade

Bom-Dia Luís, e restantes Companheiros da Tabanca Grande.
Tem sido longa a minha ausência,escrita, porque visualmente todos os dias cá estou,a este nosso espaço mas, como deves calcular,a minha actividade profissional aliada aos “ESPECIALISTAS DA BA12” ocupam-me o dia.
Hoje venho aqui para manifestar a minha indignação, pela calunia e falta de respeito demonstrada pelo José Afonso no seu post 4242.
Tenho ouvido dizer que nas datas c comemorativas do 25 de Abril se contam muitas histórias e realmente este senhor é um desses historiadores.
Pelo respeito que me merecem essas mulheres,EnfªPara,que se calhar trilharam caminhos onde o senhor nunca esteve,não vou alimentar polémicas sobre o seu ridículo e vergonhoso e calunioso texto,vou só e apenas dizer-lhe isto:Essa SENHORA Enfª Maria Celeste Ferreira da Costa,que o senhor menospreza não se encontrava ainda na Guiné nessa data,pois começou a sua comissão em 1972.Nunca,em tempo algum,alguma Enfº,Piloto ou Mecânico da FAP exijo condições para evacuar um ferido.Deixe-me dizer-lhe também,segundo diz na sua “história”,que é muito estranho que um homem que é ferido numa perna por uma mina estar TODO NU…Colmata a “história” com um ELEVADÍSSIMO índice de falta de respeito e educação para com quem já não faz parte dos vivos…mas tem quem a defenda,gloriando-se,como retribuição do que ela tinha feito no dia anterior, o ser apanhada por o hélice do Nord-Atlas e “feita em pedaços”. É evidente como se nota a sua pobre escrita o sentido de vingança,mas até aqui o senhor é um verdadeiro historiador,pois tal como o Luís Graça o chama atenção,eu digo-lhe que a aeronave era um Dornier DO-27.O mínimo que lhe é exigível,é que se penitencie perante os dignos utentes deste espaço,em especial ao pessoal da FAP,reconhecendo a MENTIRA da sua noticia.Victor Barata

-- Especialistas da BA12