domingo, 17 de maio de 2009

VOO 984 AMIGOS,HOJE É O DIA 16 DE MAIO.









Fernando Castelo Branco
Esp.MMT Moçambique
Terceira - Açores

AMIGOS ESPECIAIS

Não queria passar este dia, sem mostrar-vos o que muito me tenho lembrado de Vós.
Primeiro começaria, pela “minha ida á formatura”, fico encantado e “arrepiado , (não é o de TANCOS),com pele de galinha, etc…”, quando leio as LINDAS HISTÓRIAS, que o VICTOR BARATA ,”fez desenterrar”, assim como também ao visitar Aeródromos( Pista Livre dos Jeremias,ANPA;etc)…vejo muita coisa que me faz recuar uns dias…Coisas essas que são encontros, desde o dos Chamuanzas, que se Deus quiser será hoje na nossa Base MÃEZITA-OTA como o que irá haver no dia 30 em Vouzela, e o MAR sem culpa nenhuma..., fico com” o coração despedaçado” e lá me vou reconfortando a mim próprio com a promessa de que se tiver lágrimas para distribuir, não me levem a mal, ficarão neste MAR, que muitos de Vós, tiveram oportunidade de conhecer e certamente o recordam conforme eu o AMO?!...



Legenda: Uma das sessões de preparação física,que nos era ministrada na recruta pelo então Alf.José Cid.
Foto:
Fernando Castelo Branco(direitos reservados)

Pois AMIGOS, hoje é dia 16 de MAIO , faz quarenta (40), anos, que eu e muitos que enchiam um Autocarro da CARRIS, foram á OTA, para serem“verificados/analisados/cravados(esta ultima refiro-me, sem mágoa aos nossos “seringas”)etc… ”, depois de já nos termos primeiro encontrado, na Rua de NEWTON nº6 em Lisboa e termos ido tirar uma “foto ao interior” á PRAÇA DO CHILE, RX ,passei pela primeira vez a auto estrada LISBOA-VILA FRANCA DE XIRA, (aonde iria passar tantas vezes á boleia e muitos de vós passaram também) chegamos e estava tudo tão bem organizado que, depois dos ALUNOS, da ,1ª e da 2ª fase nos terem(não abraçado mas bem recebido), com as interrogações próprias da altura, foi-nos servido o almoço, não me recordo o que era, mas geralmente, para “cativar” o Pessoal era bom, (segundo muito rapidamente nos disseram). Não era preciso isso, porque NÓS, já estávamos cativados pela farda que as JOVENS gostavam e nós porque queríamos ser asinhas e ESPECIAIS…
Ao lembrar-me do DIA, queria “presentear-vos”, com estas fotos de GENTE, que vieram depois de nós, mas humildemente, tento com o meu carinho “recompensá-los” do que a FAP, me deu?! …Tirei-lhes umas fotos.
A primeira refere-se ao Elemento Feminino, que esteve hoje comigo na Cerimonia da Bandeira é Segundo Cabo PA Magda Augusto
A segunda, é de dois Especiais, Sargentos Ajudantes , o da esquerda OCART Rogério Ferreira e o da direita MMA Ferreira.
Já não são das “nossas fornadas”, mas pelo que tenho convivido com eles, ainda “transpiram” ESPECIAIS, nem de propósito ,estão hoje aqui no meu serviço, porque vão usar uma zona chamada a área do piquenique, para também conviverem o dia todo, ou seja o Pessoal da Esquadra de Tráfego Aéreo,desde o Elemento mais novo ao mais graduado.
O dia está de Sol e com um pouco de vento.
Quanto á Cerimonia da Bandeira, é uma Cerimonia muito singela, mas para mim faz-me lembrar SEMPRE, aquela, que no dia 29 de Agosto de 1969,cerca de seiscentos homens, juraram servi-la ,nem que fosse preciso a própria vida.
“Quis o destino” que no dia 29 de Agosto de1974 o NOSSO VICTOR MATOS, (Vitinho), fosse chamado pela NOSSA SENHORA DO AR….PAZ á Sua Alma, e que tenha a mesma alegria conforme tinha á quarenta anos, que foi quando o conheci….
Portanto AMIGOS, este dia para mim tem hoje “um sabor que parece um disco riscado”, está sempre a rodar…..
AMIGOS continuem a mostrar o que muitos anos esteve “adormecido”, porque não tivemos o “clarim” VICTOR BARATA, para nos “acordar”, mais cedo???Que DEUS te dei-a mais do que para mim desejo…
Eu sei que sou Castelo Branco, e descendente, mas não sou o Escritor CAMILO, portanto tenho a pedir-vos desculpa de que, o que sinto na alma, talvez ás vezes não seja escrito como “devia ser”, mas garanto-vos que é escrito com o CORAÇÃO a SAUDADE e a AMIZADE desde que comecei a gostar do azul do CÉU….
Um abraço maior que o MAR
Fernando Castelo Branco