terça-feira, 29 de setembro de 2009

VOO 1203 HELICÓPTEROS PUMA COM 40 ANOS DE VIDA NA FAP.


Fernando Castelo Branco
1ºSargº.MMT Moçambique
Terceira - Açores



ANIVERSÁRIO ASSINALADO NAS LAJES


Helicópteros PUMA com 40 anos de vida na FAP.

A Esquadra 752 “Pumas”, sedeada na base das Lajes, assinalou na quinta-feira os 40 anos de actividade dos helicópteros Puma ao serviço da Força Aérea Portuguesa. A cerimónia assinalou também o primeiro ano da reactivação da esquadra e as 70 mil horas de voo dos Pumas em Portugal.



Para assinalar a data, uma das aeronaves ostenta uma Fénix (um pássaro da mitologia grega e egípcia que quando morria entrava em auto-combustão e passado algum tempo renascia das próprias cinzas) na cauda (como demonstra a foto). A operação dos Pumas em Portugal conta com 4280 vidas salvas (2482 das quais nos Açores), fazendo há 40 anos jus ao lema das Esquadras 751 e 752, “PARA QUE OUTROS VIVAM”. PUMA SÓ NAS ILHAS Actualmente, os Pumas da FAP só voam nos Açores. As quatro aeronaves estacionadas nas Lajes regressaram a estas paragens em Setembro do ano passado, para assegurarem as missões de busca e salvamento e de evacuação médica inter-ilhas. Em Novembro de 2006, os Pumas, abandonaram os céus Açorianos, depois de terem sido substituídos pelos EH-101 Merlin. Os Pumas saíram oficialmente de serviço em Fevereiro de 2006, mantendo-se a voar mais alguns meses nos AÇORES. Contudo, depois de vários problemas com a manutenção destas aeronaves, que culminou com a redução significativa do numero de Aeronaves operacionais, a FAP desempacotou os Pumas que estavam guardados em BEJA e fê-los regressar aos AÇORES.


À chegada, a FAP adiantou que as quatro aeronaves que voam em parceria com um Merlin-ficariam no Arquipélago por dois anos(o prazo finda em 2010), altura em que esperava ter a frota de 12 EH-101 Merlin totalmente operacional. O regresso dos Pumas à Base das Lajes obrigou à reactivação da Esquadra 752 (desactivada em 1993 e, na altura, substituída pela Esquadra 711 “Albatrozes”, desactivada temporariamente em 2007).
Durante a sua permanência de mais três décadas nos AÇORES, os Pumas estacionados nas Lajes realizaram cerca de 26 mil horas de voo,em cerca de três mil missões operacionais salvaram, mais de três centenas e meia de pessoas.
Nas suas missões inter-ilhas nasceram nos Pumas 16 crianças e foram transportados 2300 doentes entre as diferentes ilhas do Arquipélago. QUATRO DÉCADAS DE VIDA, (foram para a tropa em 1969, sem passarem pela OTA; “tiveram cunha”)…
Os Pumas da Força Aérea Portuguesa operam desde 1969, altura em que PORTUGAL adquiriu 13 aeronaves para conseguir maior capacidade de transporte na GUERRA do Ultramar (um Puma podia transportar entre 18 a 20 homens, quando os Alouette III só transportava cinco). Seis unidades destinaram-se aos conflitos em Moçambique. Foram intensivamente utilizados pelas FORÇAS ESPECIAIS em Angola, nomeadamente na intersecção de colunas de guerrilheiros vindos das fronteiras do Congo e da Zâmbia, servindo também na evacuação sanitária e apoio logístico.
O primeiro voo operacional do Puma foi a 23 de Outubro de 1970, em missão de transporte de manobra em Santa Eulália, no norte de Angola.
No final da década de 1970, os Pumas, chegaram aos AÇORES. A Esquadra 752” Pumas” foi activada em 30 de Novembro de 1977, na Base Aérea nº4, nas Lajes, para operar o SA330 Puma. A Esquadra 752 é sucessora da Esquadra 42, que tinha sido activada no início desse ano e que viria a ser extinta após poucos meses de existência dando origem à Esquadra 752.
Os helicópteros Puma, (construído pela Aérospatiale, em França) é um dos helicópteros mais usados no mundo, voando em quase três dezenas de países.
PS: Um abraço, com a companhia do vento e da chuva e o MAR “encarneirado”;…bons sonhos para Vós, porque são quase 24 horas…
Fernando C.Branco