quarta-feira, 25 de novembro de 2009

VOO 1300 AVIÕES DA FAP NA GUERRA DO ULTRAMAR(I)



José Santos
Administrador do blog ex-OGMA
Lagos


A Aeronáutica Militar recebeu 28 aviões AT-6 em 1947 e mais 20 aviões T-6G Texan em 1951, vindos dos Estados Unidos. A Aviação Naval recebeu também oito aviões SNJ-4, a versão utilizada pela Marinha dos Estados Unidos, em 1950. Em 1952, todos os aviões foram integrados na Força Aérea Portuguesa que os reuniu na Base Aérea 1, utilizando-os na instrução de pilotos, tendo sido uniformizados para versão T-6G.
Dado os primeiros aviões serem da versão canadiana, ali denominada Harvard, todos os T-6 portugueses, independentemente da origem ficaram conhecidos por T-6 Harvard.O número de unidades em serviço foi sucessivamente aumentando, tendo atingido um total de 257 T-6, o que faz dele o modelo de aeronave militar com o maior número de unidades de sempre a servir Portugal, nomeadamente na Guerra do Ultramar, para a qual foi necessário fazer algumas modificações nas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico, tais como suportes debaixo das asas para bombas, metralhadoras e ninhos de foguetes.

Legenda: Um T-6 Harvard em manutenção nas OGMA.
Foto:
Arquivo Histórico da FAP.
Legenda: Um T-6 Harvard,visto de frontalmente,embalado para ser carregado com destino à guerra do ultramar.
Foto:
Arquivo Histórico da FAP Legenda:A mesma aeronave da figª.anterior,vista lateralmente.
Foto:
Arquivo Histórico da FAP.
Legenda: O T-6 Harvard nº1723 voando em Angola
Foto:José Santos

A FAP foi, provávelmente, o último utilizador do T-6 em operações militares reais, tendo mantido alguns aviões na Base Aérea 3 para treino operacional de pilotos até 1978, data em que foram abatidos ao efectivo.
VB: Companheiros,damos hoje inicio a uma série de muitos "voos"que vamos realizar sobre as aeronaves que operaram durante a guerra do ultramar.
Tal só é possível devido à gentileza do José Santos,ex-colaborador das OGMA-Oficinas Gerais de Material Aeronáutico.
Muito obrigado.