segunda-feira, 30 de novembro de 2009

VOO 1310 TÉCNICAS AERONÁUTICAS (1) - VOAR POR INSTRUMENTOS (IFR).

O Que é o voo por instrumentos (IFR)?

O voo é por instrumentos quando temos que pilotar uma aeronave sem as referências visuais externas. Para isso, são usados os instrumentos de Vôo (Velocímetro, Altímetro, Climb ou Variometro, Turn and Bank e o HORIZONTE ARTIFICIAL, que é o instrumento básico para se voar IFR) e os instrumentos de navegação (VOR, ILS, ADF, e Giro Direccional). No painel de instrumentos o seguinte arranjo (Figura 1): Creio que todos já fazem alguma ideia das funções do Velocímetro, Altímetro, Climb e Giro direccional, por isso não vou entrar em muitos detalhes. Mas, uma vez que este trabalho também é dirigido a alunos que ainda não são pilotos, seria bom dizer alguma coisa sobre o que realmente significa a indicação desses instrumentos em aviação:
Os velocímetros dos aviões, só podem ser interpretados directamente quando o avião voa no nível do mar e na atmosfera padrão. Com o acréscimo de altitude e com as variações da densidade do ar, certas compensações devem ser consideradas para obter a verdadeira velocidade do avião em relação ao solo. É importante transmitir aos leigos que , por exemplo, 100 nós de velocidade indicada ao nível do mar, correspondem a cerca de 121 nós de velocidade aerodinâmica a 10.000 pés de altitude numa ISA + 10 ( International Standard Atmosphere mais 10 graus centígrados ao nível do mar). Nos aviões modernos o piloto dispõe automaticamente das indicações de três velocidades: a indicada (VI, ou IAS em inglês); a aerodinâmica verdadeira (VA ou TAS em inglês) e a VS (GS em inglês - que é ; a velocidade em relação ao solo). Nos aviões mais antigos o piloto usa computadores mecânicos, ábacos e/ou tabelas para calcular essas velocidades. Como regra geral admitimos que a VA aumenta 2% a cada 1000 pés.< /P>

O climb ou variometro


É outro instrumento importante e de utilização pouco conhecida pelos leigos. Devo esclarecer que ele indica a velocidade vertical de subida ou descida do avião em pés por minuto. Instrumento muito sensível, e que indica de imediato a tendência de subir ou descer com maior presteza que o altímetro barométrico. Antes que este último comece a acusar as variações, o climb já terá "disparado" para baixo ou para cima, advertindo ao piloto de que ele ganhará ou perderá altura imediatamente a seguir, se não compensar variando o ângulo de arfagem com presteza. Esse instrumento tem a mesma utilidade quando o piloto deseja manter uma razão fixa de subida e principalmente de descida nos procedimentos efectuados sob IMC (Instrument Meteorological Conditions).


Giro direccional

Permite ao piloto terminar as curvas e manter o curso desejado com precisão, o que não é possível usando somente a bússola magnética devido à sua momentânea instabilidade direccional na complementação das curvas para os rumos desejados. Devido à precessão giroscópica, o giro direccional pode desfasar, devendo então ser corrigido de acordo com o rumo indicado na búss ola, principalmente após curvas prolongadas. No FS 5 você pode seleccionar a opção do giro direccional não desfasar.



O Horizonte Artificial:

Também conhecido como AI (Attitude Indicator) ele mostra ao piloto qual a posição da aeronave em relação ao horizonte. Tem 2 movimentos. Um lateral, que mostra a inclinação da aeronave no seu eixo de rolamento (BANK) e um que mostra a inclinação em relação ao seu eixo longitudinal (PITCH). O BANK é variado usando-se os ailerons, e o pitch usando-se os profundores e/ou o compensador ( 7 e 1 do teclado numérico ).
Se você olhar no topo do AI verá 8 traços radiais, sendo 6 relativamente próximos do topo e outros 2 mais afastados. São os indicadores de inclinação. Cada tracinho representa 10 graus de bank. Os outros dois mais afastados indicam que o avião está inclinado a 60 graus. Durante o vôo IFR não se deve ultrapassar 30 graus de inclinação (fig. 2).


O Turn and bank:




O Turn and Bank, divide-se em dois instrumentos. O Turn Coordinator, aquela bolinha que serve para indicar se a curva está coordenada. Como geralmente voamos com o Auto-Coordinator ligado , não falaremos sobre coordenação. O outro indicador é o Rate of Turn. Aquele em que o avião inclina para o lado da curva que fazemos. Ele indica a razão de curva (em graus por segundo) que o avião está fazendo. Todos os procedimentos IFR usam uma razão padrão de 3 graus por segundo, que é indicada por aquelas duas marcas brancas no meio do instrumento (fig. 3). Note que quanto mais rápido estiver o avião, mais você terá que incliná-lo para manter a razão de curva desejada.




Figª 3