terça-feira, 26 de janeiro de 2010

VOO 1440 REAL THAW 2010.



Real Thaw 10 - O Exercício


O Exercício Real Thaw 10 (RT10), que decorre entre os dias 25 de Janeiro e 4 de Fevereiro de 2010 entre Monte Real e Covilhã, é um exercício planeado e conduzido pela Força Aérea Portuguesa que tem como objectivo facultar treino ao nível táctico às forças participantes.
No sentido de se obter um ambiente operacional multinacional e conjunto (forças aéreas e terrestres) semelhante ao das actuais operações militares internacionais, foram convidados a participar no RT10 forças terrestres e aéreas de diversos Países. Assim, além das forças nacionais, quer da Força Aérea quer do Exército, participam também forças dos Estados Unidos, da Dinamarca, da Lituânia, da Bélgica e da Espanha.
Para a correcta execução deste exercício foi desenvolvido um cenário que pretende criar um conflito geo-político desafiando as forças participantes a executar as acções aéreas adequadas. Para esse efeito, foram criados três países fictícios que ocupam unicamente o espaço geográfico de Portugal continental.
A norte, o País A que possui um sistema político-militar autoritário, potenciando situações de crise e conflito com minorias étnicas. Estas, vendo os seus direitos renegados e as suas condições de segurança ameaçadas, migram para o País B, geograficamente a Sul do País A. Esta situação vai provocar o aparecimento de campos de refugiados junto da fronteira sem as condições mínimas de sobrevivência. Finalmente, o País C, também a sul do País B, caracterizado por políticas progressistas e abertas, recebem uma força militar da NATO (representada pelos participantes do exercício) para garantir a segurança aos refugiados e encontrar uma solução para o conflito.
Toda a coordenação do RT10 é feita na Esquadra 301 "Jaguares", da Base Aérea Nº5, em Monte Real. A partir daqui são planeados e executados diariamente vários tipos de missões, como extracção de não combatentes e apoio sanitário e logístico, com recurso a largada de tropas aerotransportadas e Militares da Unidade de Protecção da Força, transporte táctico por helicópteros e protecção armada facultada pelos aviões de combate F-16.





Até 4 de Fevereiro a Força Aérea Portuguesa desenvolverá, assim, várias e diferentes missões
que lhe permitirão verificar o seu nível de aprontamento para situações reais.


VB.Companheiros,gostava de realçar a presença do Ten.Pil.João Ribeiro nesta missão,como piloto dos Aloutte III,da Esqª 552.
Este jovem,é filho do nosso companheiro Ribeiro que,também ele,esteve ligado a este tipo de aeronave na especialidade de MMA (Mec.Material Aéreo),estando hoje aposentado com Sarg.Mor(penso ser esta a patente?!)
Desejamos ao João uma excelente missão.