domingo, 24 de janeiro de 2010

VOO 1434 A SAGA DE UM ZÉ ESPECIAL




Olvidio Sá
Especialista Eabt 1ª de 1966, Angola N'gage
Chaves

Continuation

Adido na B.A. 6 Montijo para os exames médicos, sou declarado apto. Em poucos dias tudo fica resolvido e após isto fico, como os demais pelas matas da Base que soube entretanto medir, desde a porta de armas, cerca de onze quilómetros.
Se se saía para o Montijo era num velho camião de bancos laterais em madeira e um de cada lado ao centro, após o jantar. Se se ia para Lisboa havia uma lancha da marinha com um horário que não posso precisar. Após seis idas e vindas ao embarque o qual por motivos logísticos, partida às 23 horas. Regresso ao A-B- 1 Portela onde levantava apenas os cobertores para mal dormir, numa camarata infestada e na manhã do dia seguinte retornar de novo, fazendo precisamente o inverso e esperar pelo menos mais uma semana nas matas da B.A. 6.
O almejado dia chegou e então fazemos escala na Guiné com ida para Luanda três horas mais tarde e chegada já de noite numa quarta-feira. Levantar roupa para dormir mal, essa noite. Na manhã do outro dia ida à Região Aérea 2 e é aí que venho a saber da partida para o N´gage.
No clube de Especialistas da B. A. 9 Venho a saber que um furriel piloto, se despenhou, vindo do N´gage aos comandos de um Hélio, falecendo ele, o amigo Brandão que era um Esp. MMA salvando-se um1º Sarg P.A. De salientar que o tal Piloto era filho de um Deputado na AN daqueles que pesavam e muito. O Senhor Cazal-Ribeiro, Maçarico no N´gage ainda ouvi falar que fez a viagem para Luanda pois tinha um baile nessa noite a que não podia faltar e contra a opinião de Omets. e Controladores que, diziam haver alguma turbulência assim como a hora tardia e faria parte da viagem quase de noite, resolve suicidar-se e com ele leva o Zé Especial 1º Cabo MMA Brandão. Daí em diante, quando fazia anos que tinha destroçado o Hélio era celebrada uma missa na capela do A.B. 3 louvando os Capelães a sua coragem e estando presentes uns civis que talvez fossem familiares!...
Para todos os Zés Especiais
Aquele Abração do Amigo
Olvídio
Angola N´gage
Chaves
Voos de Ligação:
VOO 1420 RESENHA DE UM ZÉ ESPECIAL