domingo, 28 de fevereiro de 2010

VOO 1514 MAIS UM VOO RASANTE PARA O JOÃO CARLOS SILVA





Mário Rodrigues
Melec/AV/Inst, 1ª/67, BA12
Estoril







COMANDANTE VICTOR.

MAIS UMA ATERRAGEM PARA EXCLARECIMENTO DO CAMARADA JOÃO CARLOS SILVA.

Conforme solicitavas que te elucidasse sobre a máquina utilizada nos passeios matinais, vou tentar dar-te a melhor informação que conseguir. Esta motorizada foi inventada para crianças, brincarem em parques de diversão japoneses, mas acabou por ser melhorada a máquina e resolveram fazer a sua produção em série e a sua comercialização começou em 1967. Houve um boato que cada máquina destas, era oferecida e colocada na bagageira dos Datsun. Julgo que esta versão era de algum inventor de mentiras, o que não faltam por aí e não vejo lógica ser Datsun (Nissan) e não o Honda. O modelo em causa é Honda Mini Monkey Z50M e foi o primeiro modelo original da Z Série. Hoje os modelos Z mini série, são réplicas feitas pela fábrica chinesa CHINA JINCHENG MOTORS. Este modelo dispõe de 1 motor mono cilíndrico a 4 tempos, com 49 cc OHV. Tem caixa de 3 velocidades com embraiagem centrífuga.


Legenda: Honda Mini Monky Z50 M - 1967
Foto: Cedida por Mário Rodrigues
Os artistas da editora Motown, eram grandes apreciadores destas máquinas, pois os irmãos Jackson tinham uma para cada um brincar:












Legenda: Toda a família Jackson e Michael Jackson com Diana Ross
Fotos: Cedidas por Mário Rodrigues

Há ainda outra máquina que brincava e fazia também os passeios matinais, ou de finais de tarde, porque via qual a melhor hora para utilizar a gasolina 89 octanas dos DO-27 e o modelo era também uma Honda 50 ss, com 1 piston de 125 cc bi cilíndrica ou seja ficava com 62 cc, com velocidade de 130 km/h, só que cada piston daria para fazer cerca de 450 a 500 Km.

Legenda: A ronda para ver quem via.
Foto: Mário Rodrigues (direitos reservados).

Legenda: Já com outro tratamento
Foto: Cedida por Mário Rodrigues

Amigo João Carlos, espero ter sido mais ou menos esclarecedor e cá estou sempre ao teu dispor.
Um grande abraço para todos os tripulantes.

Voos de Ligação:
VOO 1511 PARA COMANDO OPERACIONAL BA12

JC: Amigo Mário, completa e absolutamente esclarecido. Já bem vejo que era uma maneira Especial de andar pela placa... de Honda!