segunda-feira, 26 de abril de 2010

VOO 1651 A MINHA VIAGEM DE MONTE REAL PARA A BEIRA,MOÇAMBIQUE(CONT.DOS VOOS 1600 E 1604)3ªPARTE



Jorge Mendes
2ºSarg.Milº EABT
Coimbra


Caro 1º Comandante , Comandantes de Esquadra e toda a linha da frente.

Embora com atraso , venho através deste voo terminar a minha viagem até às longinquas terras do Indico.
Era um Domingo de Junho de 1971 quando o Vera Cruz atracou no Porto de Luanda. Deveria ter chegado no dia anterior mas o atraso foi motivado pelo episódio que relatei no voo 1604.
Para relembrar caíu ao mar um cabo do Exército e que apesar de muitas horas de busca , infelizmente lá ficou no Golfo da Guiné.
Chegados a Luanda e quando nos preparávamos para para estar em Luanda pelo menos um dia , qual não é o nosso espanto que ao desembarcar do Vera Cruz entrámos para o autocarro da
BA 9 que nos levou de imediato para a Base para se proceder ao embarque num DC 6 ,que nos levaria até Lourenço Marques.
Nem sequer tinhamos tomado o pequeno almoço e na BA 9 os bares estavam fechados.
Então um dos Sargentos mais velhos, que seguia connosco logo arranjou maneira de descobrir um colega/amigo que conseguiu abrir o bar de sargentos e lá tocou duas "sandocas"a cada um dos
Sargentos. Seriamos talvez uma meia duzia de Sargentos que iriamos embarcar.Todos com muita experiência , pois já iam pelo menos na 2ª comissão. O maçarico era eu, com os meus 23 anos e
as divisas ainda nada queimadas.
Claro que na parte que me toca as minhas duas sandocas foram divididas por mim e mais três especiais. Nem chegou para enganar o estômago.
Com o estômago vazio lá chegamos ao AB 8.
Espera das malas e para acabar tudo em bem , uma das minhas malas(a que tinha a maior parte da roupa civil) não chegou.
No dia seguinte e porque a malta de comunicações foram impecáveis, recebi a informação que a mala tinha caído quando ia para o DC 6.
Ok, tudo bem, no próximo avião chegará é o que me garantem, e realmente assim aconteceu.Mas eu disse tudo bem? Não foi bem assim , porque a messe de Sargentos em Lourenço Marques ao
jantar era "snob".Havia uma regra que estando à civil era obrigatório jantar de gravata.
Como enquanto aguardava pela chegada da mala , andava vestido com as calças da farda , sapatos da farda e com polos e t-shirt´s emprestadas.Como poderia jantar de gravata?A malta mais
velha tinham à entrada da messe num bengaleiro algumas gravatas(ou melhor já teriam sido gravatas) e dizem-me:
Oh pá mete a gravata por cima da t-shirt e estas a cumprir as regras da messe. Assim foi durante alguns dias a cumprir mas a fazer figura de palhaço.Eles queriam era gravata,ok.
Estive cerca de 10 dias à espera de colocação .Em principio eu ia substituir um Furriel de nome Priolé, que estava colocado na Beira (BA 10),e que tinha seguido para a Metrópole para tirar o Curso de Sargentos(nunca percebi esta de já ser Furriel e vir tirar o curso de Furrieis)-Sotero sabes responder a esta minha dúvida?
Todos os dias lá ia eu ao Comando da RA, na AvªPrincesa Patrícia , saber do meu destino, porque entretanto estava um Sargento em Nova Freixo, já com mais de um ano de comissão que tinha solicitado transferência para a BA 10. Esta espera demorou cerca de 10 dias e eu lá me "desenrasquei" e fui para a BA 10.
Legenda: Equipe de futebol de sete(furrieis milºs). Estou na 1ªfila à direita, na 2ªfila está o Nunes da PA ,? Trovão da PA ,o guarda redes era OCART. Não me lembro de mais nomes.
Foto: Jorge Mendes (direitos reservados).
Chegado à BA 10 o Comandante da Esqª de Abastecimento, senhor Capitão Monteiro(15 dias depois da minha chegada terminou a comissão, sendo substituído pelo Ten.Assunção), já sabia mais de mim do que eu pensava(ainda bem) e sou colocado nas Publicações Técnicas-T.O´S.
Legenda: Secção dasT.O´s
Foto: Jorge Mendes (direitos reservados).
Passei os dois anos de comissão sempre nas T.O´S., mas não pensem que foi só facilidades, pois quando cheguei as publicações, estavam numas prateleiras, chamadas caixotes, muitos deles nunca tinham sido abertos . Assim passei os 24 meses a dar voltas as publicações técnicas, mas efectivamente estavam um brinquinho.Eu gostava e sabia do assunto.
Legenda: Hotel Moçambique, onde passei bons momentos.
Foto: Jorge Mendes (direitos reservados).
Assim dou por concluído este voo que já vai muito longo.
Saúdações para toda a linha da frente
Jorge Mendes
2ºSarg.Milº EABT
Coimbra

Voos de Ligação:
VOO 1600 A MINHA VIAGEM DE MONTE REAL PARA A BEIRA-MOÇAMBIQUE(1ºPARTE)
VOO 1604 A MINHA VIAGEM DE MONTE REAL PARA A BEIRA,MOÇAMBIQUE(2ªPARTE)