sexta-feira, 30 de abril de 2010

VOO 1667 O AEROPORTO MARITIMO DE CABO RUIVO.


Arnaldo Sousa
Esp.MMA
Lisboa

Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo

Já certamente todos passearam à beira do Tejo entre Cabo Ruivo e Ponte Vasco da Gama. Mas será que tinham conhecimento que existiu ali um aeroporto marítimo internacional ?.

O aeroporto marítimo de Cabo Ruivo criado em 1942, estava localizado onde hoje se situa o Parque das Nações , mais propriamente a doca dos Olivais onde está instalado o oceanário . Depois de amararem na zona mais larga do estuário do Tejo conhecida por mar da palha, os aviões dirigiam-se para a zona de desembarque em cabo Ruivo, onde a companhia de aviação Pan América tinha um terminal.

Os passageiros com destino á Europa seguiam para o Aeroporto da Portela, que tinha sido inaugurado em Outubro de 1942,tendo sido construída a av. de Berlim para acesso ao mesmo. Os aviões utilizados pela Pan América eram os Boeings 314 conhecidos por Yankee Clipers encomendados por esta companhia de acordo com requisitos pré definidos, e partindo do bombardeiro XB 15.

Era um avião luxuoso para a época, a bordo nada faltava nem podia faltar, desde restaurante com louça de porcelana e talheres de prata,zona de lazer e dormitório, pois de Nova York a Lisboa o voo demorava 22 horas ! fazendo escala, nos Açores . O valor da passagem a preços actuais seria de 7000 euros, fazendo dele um avião só para ricos!

A partir de 1941 curiosamente o voo de regresso aos EUA fazia escala na Guiné em Bolama, e seguia pelo equador até às Caraíbas - Porto Rico e finalmente Nova York

Em Fevereiro de 1943 devido a má visibilidade ocorreu um acidente no Tejo durante uma amaragem que provocou 24 mortos e 15 sobreviventes.

Este aeroporto marítimo foi desactivado na década de 50

Para saberem mais curiosidades sobre os Clipper em Lisboa não deixem de aceder ao blog www.narotadoyankeclipper.blogspot.com

assim como www.mcguinnessonline.com/.../flyingboat2.htm

http://www.bluegrassairlines.com/bgas/clip01.htm podem ver os horários e destinos

características técnicas

MODEL

Model 314A

PASSENGERS

74

ENGINE

4 x Wright R-2600 Cyclone 14, 1193kW

WEIGHTS

Take-off weight

37421 kg

82500 lb

Empty weight

22801 kg

50268 lb

DIMENSIONS

Wingspan

46.33 m

152 ft 0 in

Length

32.31 m

106 ft 0 in

Height

8.41 m

28 ft 7 in

Wing area

266.34 m2

2866.86 sq ft

PERFORMANCE

Max. speed

311 km/h

193 mph

Cruise speed

295 km/h

183 mph

Ceiling

4085 m

13400 ft

Range

5633 km

3500 miles


Desembarque em Lisboa

Doca dos Olivais e Oceanário

Doca dos Olivais nos anos 60 vendo-se ainda um Clipper em terra- CML

Mecânico de voo a bordo de Clipper fotojreyerman