sexta-feira, 28 de maio de 2010

VOO 1741 ESTAVA DE SARGENTO DE DIA NO D.G.M.F.A. NO DIA 29 DE MAIO DE 1971



Victor Sotero
Sargº.Mor EABT
Damaia



Meu Comandante
Para o Comando, a "Linha da Frente" e os Zés" que nos rodeiam, as minhas saudações Aeronáuticas.
Peço desculpa por ainda não ter voltado à II parte das minhas férias em Angola, no ano de 1969.

...É que hoje estou triste e feliz por me lembrar de dois acontecimentos vividos comigo no ano de 1971, no dia 29 de Maio.
Estava clocado no D.G.M.F.A. e encontrando-me de Sargento de Dia, eis que no gabinete do Oficial de Dia o telefone tocou:
Era uma nossa amiga a informar que o parto estava para breve e que a minha mulher ia para a maternidade Alfredo da Costa.
Estava todo o pessoal de serviço ao Depósito no Gabinete do Oficial de Dia porque se deitavam papelinhos para a sorte das rondas.
O oficial de Dia era o Capitão Costa Pereira tendo como oficial de Segurança o Alferes Sousa, filho do Major TABST Sousa que creio, se encontrava em comissão de serviço em Moçambique.
O Capitão TABST Costa Pereira, vendo-me talvêz preocupado, mandou-me ir ao Clube de Sargentos vêr se havia algum Sargento que pudesse ficar no meu lugar.
O Furriel Contente, logo se prontificou a ficar no meu lugar. Nunca tinha feito um Sargento de Dia! Era da especialidade
Controlador e tinha o seu quarto no Depósito.
O Oficial de Dia concordou e eu, autorizado, fui logo direito à Maternidade.
A minha filha ia nascer durante a noite do dia 29 de Maio de 1971, já de madrugada.
Como o parto tinha decorrido muito bem e porque o Oficial de Dia me tinha dito que me queria "vêr" quando chegasse a Alverca, assim fiz, não sem antes ir à Messe de Sargentos tomar o pequeno almoço.
O civil Amadeu, aos gritos, e muito preocupado, começa a dizêr que eu estou lixado:
O Alferes Sousa tinha dado um tiro no Furriel Contente!
O Furriel Contente tinha ido para o Hospital da Estrela muito mal.
A principio, pensei que era brincadeira mas passado pouco tempo eu começo a acreditar. Éra mesmo verdade!
No manuseamento e brincadeira do Alferes Sousa, este atingiu o Contente no Abdómen.
Para alem do sofrimento, o Contente tinha ficado tambem sem o "BAÇO".
Já foram por Deus Chamados à sua Divina Presença, mas eu não me poderei nunca esquecer desta data nem dos meus amigos.

Nota.:-Deste acidente, nenhum castigo para ninguem. Foi tudo "abafado"

Meu Comandante,
Despeço-me com um até breve para continuar a viagem até Sá da Bandeira.
Ao Dimas, o meu obrigado pela conservação do mapa de Angola anos 70.

Fazia-me geito agora!
Sotero