sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Voo 1924 A CARTA DO MEU NETO. VOO 1902





Victor Sotero
Sargº.Môr EABT(Refº.)
Damaia



Querido avô Victor.
Desejo que continues feliz como estavas no Sábado, no dia do almoço da tua "Linha da Frente".
Avô. Quando visitamos a Base Aérea nº5 de Monte Real, tu andavas um bocadinho triste, não andavas?
Porquê avô?
Os aviões são diferentes daqueles em que tu andavas na Guiné? Os aviões antigos tinham muita mais pinta, não tinham?
Tens saudades avô?
Oh avô, sabes? eu acho que as pessoas hoje não são tão amigas como no teu tempo, pois não?
Agora já não há guerra e se calhar nem falam uns com os outros, pois não? Faz de conta que é um emprego igual aos outros, não achas?Olha avô. Eu gostei muito de entrar dentro duma Base Aérea e os teus amigos tambem. Eu vi alguns muito contentes.
E o almoço, avô?
Eu gostei muito daquele hotel onde almoçamos. Tu já o conhecias?
É tão giro da parte de trás! Gostei muito de ver aquela nora a trabalhar no rio.
Avô, o almoço estava muito bom.

Legenda: Durante o almoço eu e a minha mulher.O meu olhar estava fixo no meu avo,Victor Barata.
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservados)

Eu se calhar até comi demais. Comi muito mais carne, pois como sabes, não gosto muito de peixe.
Tambem comi muitos doces e salada de frutas. Estavam mesmo bons!
Avô, quando tu começas-te a falar, estavas muito feliz mas ao mesmo tempo um bocadinho triste, não estavas?
Oh avô eu tambem fiquei muito triste naquele minuto de silêncio. Fizes-te lembrar os amigos de todos que já estão no Céu.
Foi muito bonito, avô.
Avô, eu tambem gostei de ir ao museu do Mário Soares e ver o Castelo de Leiria nas fotografias e nos desenhos.
Olha, sabes? eu estive a falar com aquele senhor que tem um nome esquisito, aquele que deu as fitas, os pins e as esferográficas para todos
e sabes o que me disse?
Que qualquer dia me fazia e dava um avião antigo feito em madeira. Se ele mo der, eu depois dou-to para tu meteres no museu que andas a fazer
está bem? Mas, avô, não lhe digas nada desta combinação.
Gostei de saber que o próximo almoço dos teus amigos da "linha da frente" é sempre na primeira semana de Setembro-
Se me convidares, eu tambem quero ir. Achas que posso?
Avô. Tu és um grande Comandante e tens muitos amigos.
Um beijinho muito grande para ti. Sim?

P.S. É verdade, avô. Já foste ao médico por causa do teu olho direito?
Tem cuidado, avô!
Oh avô e quando tu me levavas às cavalitas quando eu era pequeno e dizias que ia no avião? Lembras-te?

Base Aérea 12

A tua base é tão linda,
A tua base é tão bela,
Que esta noite eu fui sonhar
que me estava a aconchegar
P'ra dormir dentro dela.

VB: Ó Sotero não te conheci na vida militar,mas baseado-me neste teu comportamento agora,entende que todos os camaradas que tiveram esse privilégio não nunca mais te podem esquecer.Realmente és um GRANDE AMIGO.
Se o nosso blog já possuía uma riqueza humana de sã e fraterna camaradagem,com a tua entrada passou a ser uma fortuna.
Adorava ter a tua maneira de viver a vida,a tua jovialidade,o ambiente que consegues criar à tua volta,enfim,foi uma felicidade para mim encontrar-te.
Bem-Hajas,meu "netinho".