terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Voo 2172 O NOVO CEMFA.


Ontem
Antigo aluno nº290/66 do Colégio Militar


Hoje
Chefe do Estado Maior da Força Aérea




O Presidente da República dá posse amanhã, quarta-feira,dia 23, ao novo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, José António de Magalhães Araújo Pinheiro, numa cerimónia no Palácio de Belém.


O novo chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), José Pinheiro, é o general mais novo a usar quatro estrelas prateadas e marca o corte geracional com os pilotos que estiveram nas guerras ultramarinas.

José António de Magalhães Araújo Pinheiro, 54 anos, entrou para a Academia Militar logo aos 17 anos (1973) e quando o ambiente castrense já lhe era familiar: filho de um oficial do Exército, passou os primeiros anos da vida escolar no Colégio Militar - onde foi colega de turma do actual presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara, com quem privou de muito perto enquanto director da Academia da Força Aérea (2004-2008).

"Tenho dele a imagem de uma pessoa muito competente e compenetrada do conceito de serviço público, totalmente dedicada à Força Aérea, com uma paixão total por aviões e que não esquece os amigos", declarou o autarca ao DN. Das férias de infância em Espinho ou das traquinices no Colégio Militar, Fernando Seara tem boas memórias e não entra em pormenores - mas garante que o amigo "não saía clandestinamente [da escola] para ir ver o Benfica e não fingia, com toalhas, que estava alguém na sua cama".

Conhecido no Colégio Militar como "Baco" e na Força Aérea como "Pinus", José Pinheiro é o segundo piloto-aviador mais novo a chegar ao generalato desde o 25 de Abril, com 47 anos (e o primeiro a partir de 1978).

Oriundo dos caças (por "oposição" aos pilotos dos helicópteros ou dos transportes), iniciou--se nos F-86F e foi um dos pioneiros a voar os A-7P, que foi buscar aos EUA em 1981. Ninguém se lembra de algum episódio, mas vários oficiais deram como certo que José Pinheiro também apanhou alguns sustos a bordo daquelas aeronaves.

Origem do Voo:

DN-Gente