sábado, 30 de julho de 2011

Voo 2422 AINDA O ATAQUE À BASE AÉREA nº12,BISSALANCA.






Jorge Mariano
Alf.Mil. Combustíveis
Coimbra



Caro Comandante

Assisti durante a minha permanência na Guiné a um ataque a Bissau e a um pequeno fogacho na BA12 em datas que não sei precisar.
O ataque a Bissau foi feito com foguetões não sei de que tipos lançados da zona do Cumeré atravessaram todo o céu de Bissau e caíram para o lado dos depósitos de combustível da Sacor? Sem qualquer estragos.

Legenda: Bissau> Bandim> Sacor> (Av. Unidade da Guiné e Cabo Verde)> 1970> Local de paragem de viaturas militares e públicas, para transportes de passageiros.
Foto: Cortesia do Blog Luis Graça
.

Eu encontrava-me na chamada Embaixada de Coimbra em Bissau que era a casa do representante da Nestlé em Bissau para os lados da Praça Honório Barreto seria?!
Estávamos a jantar no pátio interior o representante da Nestlé (não lembro agora o nome) o Cor Ribeiro do exército já falecido e eu próprio.
Os foguetões recordo que teriam sido uns 5 ou mais, passaram-nos por cima seriam aí umas 22h00 da noite.
- Cor Ribeiro disse são os Fiat que estão a passar.
- O barulho não era semelhante aos Fiats pelo que eu disse: - não isto é um ataque e saí a correr para fora da casa meti-me no meu FIAT (que voava baixinho…), parei no café da tal Praça que referi, meti dois Paraquedistas e larguei para Bissalanca.
- Quando cheguei na porta de armas todos perguntavam se tinha sido Fogo de Artificio em Bissau.
- Segui para a Sala de Operações onde os telefones tocavam todos. O sargento que estava de serviço não tinha mãos a medir…
- O heli canhão de alerta estava já no ar e perguntava para onde vou?!
- Entretanto chegou o Comandante Moura Pinto.
- Mandou-se o Heli sobrevoar o Cumeré depois Mansoa mas sempre muito alto só para confortar psicologicamente o pessoal de terra.
Recordo que ninguém das NT respondeu ao fogo inimigo.
Como consequência o Gen. Spínola numa reunião posterior demitiu o Cor comandante da Região de Bissau (já não recordo quem era). A defesa de Bissau era com ele.
Constou na altura, (não sei se foi lenda…) demitiu-o com as palavras: - homens como o senhor (referia-se ao tal Cor) só estão vivos porque existem oficiais milicianos.
Como estão recordados a maioria destes coronéis do exército eram homens que tinham feito a sua vida em Portugal na GNR e estavam na Guiné em fim de carreira, nunca ou raramente destacados no mato.
Quanto ao ataque a Bissalanca foram 2 ou 3 rpg lançados do fim da pista e sobre a pista.
Encontrava-me na cerca em frente ao bar dos pilotos era noite!
Sei que estava desfardado de calças brancas e ao segundo rpg, enfiei pelo bar e como as paredes eram de “papelão” procurei um sítio seguro e meti-me debaixo do balcão que era de cimento.
Claro que quando saí fui gozado porque estava todo sujo das borras do café.
Mas recordo que respondi que estava bem protegido porque me acompanhavam no refugio de um lado o então Cap. Zuquete e do outro o então Cap. Seabra.
Julgo que não houve nenhuma consequência deste ataque a não ser umas das nossas torres ter disparado, e quase atingido uma patrulha do exercito que por rotina fazia patrulha em torno da Base.
É o meu contributo.

Um grande Abraço a Todos e ao Nosso Comandante.

Jorge Mariano

Voos de Ligação:

Voo 2412 Fogachal IN sobre Bissalanca,13 de Novº.68.Quem se lembra? - A.J.Abreu dos Santos
Voo 2414 Ataque à Base Aéreanº12 – António Dâmaso

Voo 2415 Também assisti ao ataque à Base Aérea 12 - Cristiano Valdemar

VB:Olá Jorge.
É com enorme alegria que te voltamos a receber na “Linha da Frente”,pois fazia já algum tempo que não voavas até nós. Vão crer que vais retomar o ritmo a que nos habituas-te.
Estamos a contar contigo para o dia 3 de Setembro?!