terça-feira, 11 de outubro de 2011

Voo 2522 APRESENTAÇÃO DO LIVRO "SOPROS DA VIDA".

Companheiros,



A nossa camarada Rosa Serra, foi convidada de Honra para este evento, onde representou as nossas “QUERIDAS ENFERMEIRAS PARAQUEDISTAS”
Tal como anunciamos, realizou-se no passado dia 24 de Setembro em Coimbra, na Livraria “Levy”,na Rua Ferreira Borges, o lançamento do livro “SOPROS DA VIDA” de autoria de José Lemos do Vale.
Viemos a saber ontem, que esta nossa companheira não nos remeteu notícias sobre o acontecimento devido ao facto de o seu estado de saúde não ter sido o melhor. No entanto sabemos, e para que ninguém fique preocupado, a Rosa já está operacional ao ponto de amanhã, 4ªfeira, estar em directo na RTP convidada pelo João Baião.
Parabéns Rosa!
Reproduzimos a seguir,a extraordinária e importante intervenção desta nossa companheira na apresentação da obra





RosaSerra
Alf.Enfª.Paraqª.
Lisboa





Boa Tarde a Todos.

Não irei alongar-me muito, apenas proferir algumas palavras sobre a sensação que senti ao ler este livro do Dr. José Vale.
Na página intitulada “ABERTURA” acordei para a importância da história, ou não história … E o quanto ela pode ser injusta e até causadora de patologias comportamentais, pelo efeito destrutivo e culpabilizante, que instala naqueles que tudo deram e depois foram incriminados pelas novas teorias políticas que apregoavam e ainda apregoam, como sendo defensoras de causas e direitos humanos. Para a maioria é mais simples dar um salto por cima da história… ignorando o sofrimento atroz dos militares que combateram nas picadas ou matas, em territórios que estavam sob a Bandeira Nacional.
Neste capítulo fico por aqui pois o Dr. Vale é bem claro na forma como explana o assunto.
Na “INTRODUÇÃO”todas as minhas emoções foram agitadas. De tal forma que, o que eu estava a ler, não eram letras agrupadas formando as palavras, mas cenas de um filme que vi em qualquer lado …. Demasiado real, que segundo o autor a maioria dos Generais não presenciou mas eu vi algumas cenas desse filme.
Nos Testemunhos relatados, emergiram imagens das mais variadas situações, também vividas por mim, vezes sem conta, que me fizeram sentir ainda hoje, aquela vibrante dorzinha no peito por tudo o que vi naqueles olhos de sofrimento e dor, em jovens que lutavam até ao limite das suas forças, em entrega total pelo seu País.
Aos Combatentes o meu maior Respeito e Admiração.
Aos enfermeiros de terra nem sei muito bem o que dizer para além do que já tenho dito desde sempre: Foram um grande exemplo de generosidade, de valentia e de dádiva aos outros.
Se a Pátria não os lembra, eu que conheci bem as sua acção, e para além do que tenho dito inclusive num ou outro meio de comunicação social, só me resta pedir a Deus que os Abençoe e Proteja, pelo bem que fizeram a tantos jovens portugueses que deram tudo, até o bem mais precioso - A Vida.
Ao Dr. José Vale e em nome das enfermeiras pára-quedistas, o nosso bem-haja por tantos elogios, por tanto esforço em divulgar o nosso pequeno contributo. Digo pequeno, pois realmente era-mos poucas, para que chegasse-mos a todas as frentes de batalha.
Também o nosso sincero Muito Obrigada por este livro dedicado à Enfermagem de Guerra, porque ninguém fez tanto na divulgação sobre este tipo de desempenho, como o Sr. Doutor. Agora e porque se enquadra muito bem no trabalho de enfermagem em todos os tempos e na situação de guerra não foi diferente, realço do poema escolhido, de Bruna Veloso, escrito neste livro …
Passo a citar:
…Ajudar independentemente de cor, raça, religião…

Enfermagem, beleza, luz…

Verdadeira paz que não tem comparação!

Rosa Serra

Ex Enf. Pára-quedista

Coimbra, 24 de Setembro 2011


Legenda: A Mesa de Honra,composta á esqª.José Marques (Editora),centro Rosa Serra (Convidada) e á dirª.José Lemos do Vale (Autor)
Foto:Rosa Serra (direitos reservados)

Legenda: Conversando com uma das presentes.
Foto:Rosa Serra(direitos reservados)



Legenda: Aspecto geral da assembleia que assistiu ao lançamento da obra. A nossa camarada Giselda Pessoa na primeira fila do lado esquerdo,tendo do seu lado direito o Jero e do lado esqº.a Júlia Lemos.
Na 2ª fila do lado esqº.,pode ver-se o Victor Tavares de camisa azul.
Foto:Rosa Serra(direitos reservados)