terça-feira, 8 de novembro de 2011

Voo 2563 BOM DIA,MEXIA ALVES!SEJAS BEM VINDO A ESTA BASE.





Joaquim Mexia Alves
Alf.Mil.Ranger
Monte Real



Boa tarde caro Victor.
Se calhar vou meter-me em assunto que desconheço e para os quais não sou chamado, mas mesmo assim arrisco.Já não visitava o "nosso" blogue dos Especialistas há muito tempo!Coisas da vida!Ainda recentemente a convite do Comandante da BA 5, que foi substituído no Dia da Unidade, fui almoçar à Base e tive oportunidade de visitar e confirmar as enormes diferenças para o tempo em que eu ia quase diariamente fazer o meu fim de tarde à BA 5, nomeadamente na esquadra dos Falcões.Quando abri o blogue deparei-me com um texto sobre um acidente em Moçambique com um Nord Atlas.


Salvo melhor opinião, (e a minha carece sem dúvida de conhecimentos "aéreos"), colocava as seguintes questões.O Cap.Pil. em causa julgo que se chamava/chama António Carlos e não Carlos António, por comparação com o seu irmão gémeo, Piloto também já falecido e meu grande amigo, Luís Carlos Quintanilha Reis Araújo.Estranho nas conclusões a referência a "comandante pouco experiente" e sobretudo "sem ascendente sobre os seus subordinados".Com efeito o António Quintanilha foi sempre uma pessoa voluntariosa, e "rija", pelo que dizer que não tinha "ascendente sobre os seus subordinados", é algo que me confunde.Mas posso estar enganado, claro.Também sempre ouvi dizer que o António Quintanilha era um óptimo Piloto, pelo que, julgo que essa "pouca experiência" se deveria à aeronave em questão.Aliás, segundo sei, após o 11 de Março o António Quintanilha foi para o Brasil, onde terá sido, ou ainda é, Piloto de testes da Embraer.Por favor, se estas minhas observações não têm qualquer interesse ou de algum modo não correspondem à realidade, esquece este mail, mas não esqueças o abraço que te mando, forte e amigo
Joaquim Mexia Alves
VB: Bom Dia, Amigo Mexia Alves.
É para nós uma a alegria esta tua aterragem nas condições em que sempre nos habituaste, ou seja, boas!
Quando ao que nos expões, penso que o Jorge, que conheço de infância, não põe em causa as capacidades morais ou profissionais de ninguém, apenas e SÓ, nos descreve este acidente aéreo como um trabalho de pesquisa cujo o relatório é o que consta no AHFA (Arquivo Histórico da Força Aérea).
Devo dizer-te que também estive com o Quintanilha (sinceramente que me não lembro da patente e muito menos qual deles era!?) no Aeródromo Base nº1,Figo Maduro em 1974,depois de vir da Guiné, fazia equipe nas tripulações dos Boeing 707 da FAP,e sempre foi uma pessoa respeitável e respeitadora.
Esta foi a opinião dos peritos que foram designados para tal e é a que consta, oficialmente, para a história do acidente.