quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Voo 2534 O VOO TAP 1827.






Paulo Castro
Esp.Meteo.
Sócio Fundador da AEFA(Ass.Esp.Força Aérea)
Porto



Uns rumaram de Norte, outros do Centro e ainda outros do Sul cujo objectivo era juntarem-se aos ilhéus e formarem um total de vinte e três unidades.
A concentração foi no aeroporto da Portela, terminal 1, local de partida.
Rumo às Lajes com chegada paredes meias com a Base Aérea 4, o grande objectivo.
A bordo do TAP seguia aquilo que se pode dizer como um grupo de passageiros especiais, muito especiais mesmo.
A bordo seguiam velhos especialistas da Força Aérea Portuguesa que congeminaram a passagem de um fim-de-semana alargado na Unidade que alguns tinham servido e outros desconheciam.
Com um suporte local magnífico preparava-se um fim-de-semana inesquecível, com a possibilidade de cheirar o JP, dormir em “silêncio” militar, conhecer a base, alimentarem-se na “messe” e, naturalmente conhecer a Ilha Terceira com as suas valências paradisíacas como a beleza natural, a gastronomia e o calor dos seus habitantes.
Na chegada ao jantar foi na Base Americana, onde não fomos muito além da “fast food” típica daquele lado ada ilha, conjugada com as necessárias e suficientes” Budweiser”.
Pela manha de sexta-feira demos inicio a uma pesada agenda que culminaria no jantar com as mais altas patentes da Força Aérea Portuguesa na região.
Contudo manhã cedo demos inicio ao longo dia com passagem pela Torre de Control, Terminal Militar, Esq 751 com o seu Merlin H101, com o velho lema “Para que outros vivam”. Seguiu-se a Meteorologia, com os seus actuais e sofisticados instrumentos, mas que não deixa de manter em actividade aqueles do antigamente. Aqui marcamos hora para assistir ao lançamento da sonda meteorológica.
Passagem pela Rádio Lajes, com direito a mandar palpites e ala que se faz tarde que o almoço aguardava-nos na messe geral.Depois e apesar da crise o divertimento foi o BX e os “souvenirs”.
Ao jantar as boas vindas de Excelentíssimo Comandante da Região Aérea dos Açores e os comandantes o que era e o que vai ser.
Troca de lembranças e de palavras. Palavras daquelas que caiem sempre fundo, demasiado fundo a quem está e a quem esteve na FAP
Ah! Havia lá um alferes que, não tarda nada, deve ser promovido a especialista tal a simpatia e a capacidade de organização e que foi nosso guia. (Lembram-se da do aspirante que nunca mais era promovido a cabo especialista?...)
No sábado e domingo ficamos entregues aos nossos queridos companheiros locais que tudo fizeram para proporcionar ao continentais a mais completa visão do que é hoje a Ilha Terceira, a sua beleza, as suas actividades económicas e a sua gente sempre disponível e calorosa.
Nas actividades económicas debruçamo-nos mais por três vectores; o vinho o queijo e os pratos regionais.
Ficaram muitas duvidas sobre se o verdelho é melhor ou pior que o vinho de cheiro, ou se alcatra é melhor que o cozido. Certeza, certezinha mesmo é a de que a Sopa do Divino Espírito Santo e mesmo divinal.




Baladas e fados. Conversa e mais conversa. Brincadeira e mais brincadeira. Copo menos copo (muito mais que menos) assim se foi cumprindo o programa até à descolagem de regresso.
Com cerca de duas horas de atraso – foi preciso um de nós ir dar uma ajuda para chegarmos a tempo – deixamos para trás uma ainda mais sólida amizade com os nossos queridos colegas especialistas e as superiores paisagens da Ilha Terceira.
Fico em crer que existiram algumas pequenas lacunas que quanto mais breve possível devem ser testadas “in loco” para tirar teimas.
Á FAP, na pessoa do Comandante da Região Aérea, aos nosso colegas locais e seus colaboradores o nosso muito obrigado destes que sendo velhos ou veteranos especialistas estão sempre disponíveis para quem nos ensinou a vicissitudes e as agruras da vida e a responsabilidade de saber conviver com as mesmas.“Reformados, mas disponíveis para o futuro” com nos afirmou o Presidente da Junta de freguesia das Lajes, nosso companheiro que nos obsequiou com as lembranças mais referenciais da sua autarquia.
Um bem haja a todos e saia lá mais um General Mec-Mec.
Voos de Ligação:


Sem comentários:

Enviar um comentário