sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Voo 2566 MISSÃO AÇORES (3)





Victor Barata
Esp.Melec./Inst./Av.
Vouzela



O edifico é o mesmo, para quem por cá passou nas décadas de 60/70,as instalações e o serviço é que é outro.
Assim que saímos do autocarro, tínhamos junto á entrada da messe o Sargº. (?) que depois de nos receber como VETERANOS DA FAP, nos conduzi-o ao seu interior onde nos aguardava uma mesa ESPECIAL para desfrutarmos da refeição que, diga-se, já ansiávamos.
Modernas instalações, com um excelente serviço de Self-Service, onde expunham uma ementa muito bem apresentada e saboreada por nós. Mas, lá diz o ditado popular “Mudam-se os tempos. mudam-se os hábitos”… a visualização da sala era outra, as mesas eras compostas por militares bem “encorpados”, os cabelos… muitos cumpridos e loiros nos chamavam muito à atenção. No nosso tempo não havia nada disto. até a limpeza eramos nós que a fazíamos.
Fomos tomar café ao Bar das Praças. Qual BIDON, qual carapuça, um bar espectacular onde até se toca o sino, o Manuel Pais que o diga! Pois é,quem tocar o sino tem que pagar uma rodada para quem estiver no Bar.
Um excelente espaço de convívio para os militares, praças, estacionados naquela unidade.
Partimos em direcção aos nossos aposentos para quem quisesse ultimar os preparativos para a ida ao BIEX. Dias antes da nossa chegada já o nosso Comandante Castelo Branco, sempre pontual e exemplar, tinha providenciado junto do comando da Base no sentido de nos serem emitidas as repectivas  credenciais para ingresso naquele estabelecimento comercial americano.
Aqui talvez tenha sido uma desilusão para alguns de nós que iam na expectativa das compras mais baratas que no Continente. Não,salvo as calças de ganga da marca “Levis Strauss” e alguns perfumes, é mais caro que cá.
Mas no que respeita ao vestuário (calças de ganga),não deixamos de desfrutar de tão importante ocasião, acreditem que devemos ter comprado entre todos mais de cinquenta pares de calças. Só para se ter uma ideia, um de nós comprou doze!Continuamos as compras mas já fora daquele estabelecimento, entramos alguns, outros foram para os quartos que se situavam perto, no club31. Bons produtos, bons aposentos e não achamos caro ,a bebida e sandocas!
Aqui tínhamos o problema de pagarmos em Euros e recebermos o troco em Dólares, isto caso não houvesse a moeda europeia para os trocos. Obrigava-nos assim, para que não viesse-mos com os bolsos carregados de cêntimos americanos, a gastá-los até acabar.
Aproximava-se o jantar na messe de oficiais com as entidades superiores da FAP nos Açores.
Trajados de gala, entramos na messe onde, mais uma vez, o nosso “cicerone” Alf.Rel.Públ.Ribeiro demonstrou as suas potencialidades protocolares apresentando-nos cada um por sua vez, o Comandante da ZAA, Representante do CEMFA na ZAA, Comandante e futuro Comandante da BA 4. A Base ia mudar de comando na sexta-feira seguinte.
Seguiu-se o Açores de Honra, onde tivemos oportunidade de dialogar com estes oficias superiores recordando o nosso passado na FAP, bem diferente do deles visto nenhum  ter participado na Guerra do Ultramar.
Apraz-me aqui realçar que o referido Comandante substituo (actual) da BA 4,foi Especialista da FAP e companheiro do Jorge Couto que integrava a nossa comitiva. Foi também um dos momentos altos desta nossa estada nesta Base.
Depois seguiu-se o repasto.
Tomamos os nossos lugares numa mesa colocada em U, bem decorada, onde nos foi servida uma excelente refeição, particularmente acompanhada por um excelente vinho branco com rótulo de “Agua de Serpins” da adega do Zé Especial, previamente enviado para aquela unidade destinado ao evento.
No final,após alguns dos presentes usarem da palavra para  agradecimentos recíprocos, procedeu-se a uma entrega de lembranças aos referidos comandantes, que nos receberam e elogiaram como UMA REFERÊNCIA na vida da FAP,bem como aos nossos companheiros Elmano Nunes e Fernando Castelo Branco, que são uns DIGNOS representantes dos VETERANOS DA FAP naquela ilha.
Finalizamos o dia com uma viagem pedonal  até aos alojamentos, percorrendo algumas artérias da Base onde o barulho do mar é rei e senhor no silêncio da noite.
Até amanhã!



Legenda: F Chegada à messe para o almoço. Da esqª/dirª.Bastias,Fanica,Victor Barata,João Mesquita,Alves da Silva,Armando Seguro(costas)e Batista(costas).
Foto:Manuel Pais

Legenda: Recolhendo a refeição.Esq./dir.Manuel Pais,Jovino Chão,Jorge Couto,João Mesquita,Fanica e Álvero Eugénio.
Foto:Paulo Castro

Legenda: No bar das praças o Fanica á conversa com o motorista do autocarro.
Foto:Paulo Castro


Legenda: O Manuel Pais achou graça tocar o sino que está instalado dentro das instalações do bar,mas não leu as regras.Resultado,inchou com uma grade de cerveja,pois quem tocar o sino tem que pagar uma bebida para quem estiver no local.
Foto:João Carlos Silva

Legenda: Encontro casual no Biex,de dois companheiros de recruta,o Jorge Couto e o Cor.Pilav.Faria,actual comandante da Base Aérea 4,Lajes.
Foto:Manuel Pais.


Legenda: Fgsgggs
Foto:gdfggs

Legenda: FNo clube 31,o Batista,Magalhães e Vilhena.
Foto:Paulo Castro

Legenda: Aspecto geral da recepção com que os Comandantes non obsequiaram na messe de oficiais.
Foto:Manuel Pais

Legenda: Aspecto geral da mesa onde nos foi servida a refeição
Foto:Manuel Pais

Legenda:  O excelente vinho da conceituada marca "Agua de Serpins" da adega do Zé Especial expedido proporsitadamente do continente para o repasto.
Foto:Manuel Pais

Legenda: Momento em que o Victor Barata agradecia a recepcção que o Comandante da ZAA,Gen.Pilav.Ruivo (á sua esqª) nos proporcinou nesta estadia na Base Aérea 4.
Foto:Manuel Pais

Legenda: O momento em foi distinguido o nosso Companheiro Fernando Castelo Branco,pela excelente  representatividade demonstrada não só na logística desta viagem,mas,principalmente,do bom nome da família ESPECIAL. O nosso Companheiro Carlos Ferreira fez a entrega. 
Foto:Manuel Pais


Legenda: Aqui,e pelas mesmas causas que o anterior homenageado,é a ves nosso Companheiro Elmano Neves.O nosso Companheiro Alvaro Eugénio fez a entrega.
Foto:Manuel Pais
Para que texto não seja penalizado com as diversas fotos dos momentos aqui descritos, seguem-se algumas fotos referentes a esta dia de missão e devidamente legendadas.

Voo de Ligação:


Sem comentários:

Enviar um comentário