domingo, 2 de junho de 2013

Voo 2803 UMA CLASSE COM HISTÓRIA NUM HANGAR COM HISTÓRIA



João Carlos Silva
Esp. MMA
Sobreda





Meus Amigos, o que é isto?
Antigo Hangar da Esquadra 301 na BA6, Montijo
Foto: João Carlos Silva

Um hangar, claro.

Fotografado por mim no dia 1 de Junho de 2013 na Base Aérea nº6, Montijo, por ocasião do 36º Encontro Anual Nacional da AEFA.
Nada de mais, foi o hangar onde trabalhei na Esquadra 301 Jaguares “De Nada A Forte Gente Se Temia” nesta mesma BA6. Nessa altura, cheio de aviões, de militares e alguns civis que aí serviam para que os FIAT G91 estivessem operacionais, com uma linha da frente com dezenas de aviões e que podemos dizer imponente.


Linha da Frente da Esquadra 301, BA6, Montijo. Tiger Meet 1987
Foto: Cortesia de Rui Bruno


Linha da Frente da Esquadra 301, BA6, Montijo. Tiger Meet 1987

Foto: Cortesia de Rui Bruno

Nada de mais, a não ser que aprendi há alguns dias atrás, através da página Aviação Naval Portuguesa e concretamente do Jorge Pereira, que este hangar esteve instalado no Centro de Aviação Naval de Lisboa na Doca do Bom Sucesso. Com a extinção do CNA do Bom Sucesso em 1952, veio a ser montado no Centro de Aviação Naval Sacadura Cabral, posteriormente Base Aérea nº6, Montijo.
Passei a vê-lo com outros olhos, com outro respeito, imaginando as inúmeras aeronaves e pessoas que nele serviram a Aviação Naval e a Força Aérea Portuguesa.



Max Holste MH-1521M Broussard, no Hangar que albergou a Esquadra 301 na BA6, Montijo

Foto: João Carlos Silva
Como curiosidade, posso dizer que tive a sorte e o privilégio de ter estado neste dia com um Veterano dessa época. Mas, preciso de um pouco mais de tempo para “assimilar” a informação e depois então escrever sobre isso.
Pensando em todo este historial, que melhor enquadramento poderíamos desejar para o encontro dos Especialistas? Uma classe histórica, abrigada num hangar histórico. Este ano, o Especialista mais antigo presente era de 1948 e o mais moderno de 1995.

Até breve.

Saudações Especiais,
João Carlos Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário