sábado, 8 de junho de 2013

Voo 2812 OS PRECURSORES DOS ESPECIALISTAS - AVIAÇÃO NAVAL



João Carlos Silva
Esp MMA
Sobreda


Companheiros,

Já aqui tenho escrito sobre os nossos precursores Especialistas na Força Aérea Portuguesa, ou sejam aqueles pioneiros de 1952, mas, desta vez trago-vos notícias de um precursor dos Especialistas, mas, ainda da época da Aviação Naval. É verdade.
No dia 1 de Junho de 2013, na Base Aérea nº6 Montijo, por ocasião do 36º Encontro Anual Nacional da AEFA, tive a sorte e o privilégio de encontrar um Veterano desses tempos.
Durante o Encontro, algumas pessoas me disseram que um companheiro que tinha vindo do Porto estava à minha procura. Passado um bocado lá nos encontrámos e qual não foi o meu espanto ao perceber que essa pessoa tinha sido meu instrutor no curso de Especialistas MMA, em 1979/80 na BA2 Ota. Lembrava-se também do Subtil, meu camarada de recruta e curso.
Pois ali estava o Capitão Artur Lemos que ensinava a disciplina de Tecnologias.
O Capitão Lemos é um Veterano de 1950, portanto anterior à constituição da Força Aérea Portuguesa. Alistou-se voluntário para Mecânico de Avião da Aviação Naval Portuguesa, tendo iniciado a sua carreira no Centro de Aviação Naval de Aveiro, Escola de Aviação Naval Gago Coutinho, São Jacinto, posteriormente Base Aérea nº7.
Falámos bastante, falámos um bom bocado desses tempos idos, falámos dos Curtiss SB2-C5 Helldiver, dos Hidroaviões, dos PV2, dos impressionantes F-47D da Aeronáutica Militar. Falámos do desgosto do jovem Lemos quando foi colocado no Centro de Aviação Naval Sacadura Cabral, posteriormente BA6, devido à dificuldade das viagens desde aí até ao Norte do País, falámos do Comandante Ferrer Caeiro comandante dessa mesma base e de quem os Especialistas guardavam muito respeitinho. Falámos dos Artífices da Marinha, dos tempos algo conturbados com a fusão dos técnicos da Aviação Naval com os da Aeronáutica Militar aquando da constituição da Força Aérea Portuguesa. Falámos dos tempos dos cursos de Especialistas no CI2.
Enfim, esta classe dos Especialistas vem de longe, de muito longe , tem um historial rico feito de gerações de portugueses que serviram a Aviação Naval, a Aeronáutica Militar e a Força Aérea Portuguesa. Feita de gente das mais variadas origens e que, através dos tempos, com os ensinamentos recebidos, com o seu saber e com a sua dedicação foram e são responsáveis pela operacionalidade e segurança das aeronaves que serviram e servem Portugal.
Aqui vos deixo uma fotografia minha com o Capitão Artur Lemos. Um de 1950, outro de 1979.

Capitão Artur Lemos, 1950; João Carlos, 1979
Foto: João Carlos Silva


Desejo que para o ano nos possamos reencontrar com Saúde e Boa Disposição.
Temos, todos, de ter o gosto e a obrigação de fortalecer e elevar o Espírito do Especialista da Força Aérea.
Fomos Especialistas, Ainda Somos e Seremos.

Saudações Especiais, 
João Carlos Silva


Sem comentários:

Enviar um comentário