domingo, 4 de agosto de 2013

Voo 2863 A VIDA DE UM MECÂNICO DE AVIÃO NA LINHA.





 O que é ser um mecânico de linha ? 
Mecânico de linha é aquele que vc vê quando vai viajar , que faz a inspeção na aeronave durante a sua permanência em solo. Para os passageiros, pode parecer apenas um aceno de despedida. Mas, na verdade, o homem que sai de baixo do nariz do avião pouco antes da descolagem, olha para o piloto e agita uma fita vermelha, é um mecânico, comunicando que não há vazamentos nem danos graves, e que as portas estão todas fechadas. Só então o avião começa a taxiar, para levantar vôo rumo à próxima escala.

O aceno é só o último ato da inspeção de trânsito, uma verificação, feita na pista dos aeroportos entre uma escala e outra. Terminada, o mecânico retira o ino de segurança do trem de pouso, onde se prende a fita vermelha, e libera o avião. Esse, no entanto, é apenas o mais simples entre os vários tipos de inspeções por que passam os aviões. Em alguns deles, as naves ficam mais de um mês em hangares especiais, com direito a radiografias, testes com nomes complicados e consertos feitos por robôs de última geração. Agora vamos entender melhor o que faz o mecânico de linha.
A tarefa executada por um mecânico de linha pode variar de acordo com os procedimentos da empresa ou do fabricante da aeronave. 
Antes da aeronave chegar, geralmente já temos algumas informações importantes. São elas: horário previsto para pouso, se o comandante via rádio reportou algum tipo de problema, ou se a própria aeronave comunicou alguma falha (Esse recurso vai depender do modelo de aeronave). 
Durante toda operação de trânsito, compreendida entre o estacionamento da aeronave e o acionamento de motores após Push Back , o mecânico de manutenção é o responsável primário pelas operações em torno da aeronave, sejam elas conduzidas por pessoal de manutenção, rampa, cargas, comissária, limpeza, abastecedor de combustível e colaboradores de aeroportos.

Após o pouso da aeronave, você terá a informação do box de parada da aeronave .Por certo o mecânico deve estar presente no box antes da entrada da aeronave e verificar se há indícios de F.O (Assunto para um próximo post). Esbarramos na primeira questão de procedimentos. Em algumas empresas quando a aeronave é posicionada na aérea remota , o mecânico é quem faz o balizamento, já em outras , uma empresa terceirizada ou a Infraero executam essa tarefa.Com aeronave já posicionada e calçada, a atuação do mecânico, com responsabilidade e atenção, visa proteger quanto a acidentes s pessoas que trabalham na aeronave e no entorno da mesma além de evitar danos matérias na aeronave, reduzir a possibilidade de ocorrências que possam comprometer a operação e a liberação da aeronave. Esta responsabilidade primária deve se refletir no cuidado e atenção com o posicionamento e operação de equipamentos e veículos em torno da aeronave e trânsito de pessoal que trabalha nas áreas críticas e restritas em torno da aeronave.Na foto acima podemos ter uma idéia de quantas pessoas e equipamentos temos que administrar durante a operação em solo.
Inspeção de Trânsito
A inspeção de trânsito (Transit Check) é uma das mais simples, mais tão importante como qualquer outra. Toda empresa tem uma “ficha de roteiro de trânsito“ ( Transit Routine), essa ficha contém as informações de qual componentes devem ser verificados durante a inspeção, ai então começa o famoso Walk Aroud.

“A segurança dos passageiros no ar depende de uma boa manutenção em terra”
Walk Aroud é “caminhar em volta”, seria a inspeção em torno da aeronave. Segue abaixo um exemplo.
Após a Aeronave parada e a anti - colisão desligada, a equipe de solo, irá “calçar” a aeronave e distribuir em pontos específicos os cones de proteção em volta da aeronave. O mecânico instala o pino com a famosa faixa vermelha e o fone de comunicação (onde é feita a comunicação com a cabine de comando).


No exemplo acima, pode ser visto as principais aéreas a serem verificadas quanto a danos, vazamentos, falta de algum componente, acabamentos, portas de acesso e etc.

Essas fichas são cedidas pelas empresas e podem variar de acordo com o fabricante e modelo de aeronave. Após o check por fora da aeronave, vamos fazer o check no interior da mesma, nessa parte são verificados as condições 
internas da aeronave. Esse procedimento também e de acordo com a necessidade de cada empresa. É checado no interior da aeronave, as condições de poltronas, mesinhas, toaletes, sistema de entretenimento e outros. Após isso, verificamos o livro de manutenção, que algumas empresas chamam de “TLB”, mais esse nome pode variarde acordo com a empresa. No livro é verificado se há algum reporte do comandante, caso não, vamos para a outra parte! Se sim, e verificado o reporte e tomadas as ações de manutenção!


Após o check no interior vamos ao abastecimento da aeronave. Nessa o mecânico já tem em mãos o valor do combustível que deve ser abastecida a aeronave, esse valor é passado pelo DOV ou mesmo pelo próprio comandante. Mecânico chama a empresa abastecedora, seleciona no painel de abastecimento o valor desejado que geralmente é em quilos, e o computador faz o seu trabalho (quando selecionado em modo auto). Mais o mecânico tem que estar presente caso o computador apresente uma falha o valor selecionado pode ser ultrapassado, e isso não é muito bom rs. O mecânico deve verificar se não vazamentos de combustível na mangueira deabastecimento, bocal, se o cabo de aterramento está instalado e se o mesmo no local correto. Por incrível que pareça também temos checar, se não há ninguém fumando em torno da 
aeronave, ou usando o celular.Após o termino do abastecimento, verificar se foi retirado todo equipamento da empresa de abastecimento e se foi instalado a tampa do bocal de abastecimento da aeronave. Agora é a hora da aeronave sair, então faremos o check de segurança. Verificamos se todas as portas estão fechadas , se foram retirados parte dos cones de proteção, e novamente a verificação de F.O em torno da aeronave. Já com as escadas ou o Fing desacoplado, acoplamos os equipamento para o push-back. Com tudo isso pronto é comunicado ao comandante via fonia, e o mesmo solicita autorização a torre para nossa saída. Ao mesmo tempo é retirado o restante dos equipamento e o calço da aeronave.
Já com a autorização da torre, o comandante irá informar qual a pista que ele vai decolar.Com essas informações iniciaremos o push-back, durante esse processo temos que verificar se não há nada que possa atingir a aeronave ou causar danos a mesma. Durante a saída o comandante solicitara autorização para girar o motor, nessa hora o mecânico verifica se não há nenhum risco para aeronave e o pessoas próximas do motor, caso tudo esteja ok e liberado o giro do mesmo. Já com aeronave parada na posição de taxi especificado pela Infraero, é retirado todos os equipamentos de push-back. Após o termino do ciclo de partida do motor, o comandante te libera, o mecânico remove o pino com a famosa faixa vermelha, a presenta ao comandante o pino e a faixa dá um tchau para o comandante e termina o seu procedimento de atendimento de aeronave.Nesse poste tentei passar para vocês o “dia a dia” de um mecânico de manutenção de aeronaves. Claro que não é tão

simples

como parece, ne
m sempre a aeronave está ok. O tempo de permanência da aeronave em solo e bem curto,aproximadamente 0:25 minutos. A documentação nunca chega no tempo que deveria, isso quer dizer que as vezes o tempo para abastecimento é curto, pois nessa documentação que consta a quantidade disponível de combustível, são várias atividades acontecendo ao mesmo tempo em torno da aeronave, exigindo a máxima atenção do mecânico. E alguns procedimentos aqui descritos podem mudar de acordo com aeronave ou empresa. Acho que consegui mostrar a vocês o básico de um dia na linha! Um abraço e até mais!  

Nesse video uma demostração de como é importante seguir os procedimentos passo a passo!!







Origem do Voo:
Mecânico de Aeronaves

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