sábado, 7 de setembro de 2013

Voo 2888 4º ENCONTRO TERTÚLIA "LINHA DA FRENTE.







João Carlos Silva
Esp.MMA
Sobreda da Caparica
Hoje, dia 7 de Setembro de 2013, teve lugar o 4º Encontro da Tertulia “Linha da Frente” do nosso Blog Especialistas da BA12. Desta vez decorreu na BA5 onde fomos extraordinariamente bem recebidos.Ao início da manhã foram chegando e reunindo os “Operacionais” que puderam dizer presente, com a alegria do re-encontro sempre espelhada nos rostos, nas saudações, nos abraços e no nervosismo de pôr a conversa em dia.
A Base colocou à disposição dos presentes o transporte dentro da Base assim como um anfitrião de excelência, o Major Pilav Luis Silva.

Legenda: Aspecto geral do Briefing na Doca 4.
Foto:João Carlos Silva


 Aspecto da Doca 4 onde se realizam importantes trabalhos de actualização dos F16. Trabalho altamente especializado e profissional, actualizando estas aeronaves para um nível dos melhores entre os melhores e permitindo depois missões ao mais alto nível dentro dos compromissos Europeus e NATO. Pouco conhecido, mas, deve ser um orgulho para todos este nível de profissionalismo e competência, apesar de todos os entraves conjunturais. Vimos depois também o local onde são feitas as actualizações dos motores, sendo aqui o único local do mundo fora da fábrica Pratt&Whitney onde se realiza essa actualização. Todos os detalhes superiormente explicados pelo Major Pilav Luis Silva da Esquadra 201 Falcões "Guerra Ou Paz Tanto Nos Faz".
Depois, um esclarecedor “briefing” na Esquadra 201 onde, entre vários factos pouco conhecidos e reveladores da operacionalidade da mesma, me chamou a atenção uma frase mais ou menos assim: Relembrar o passado para fortelecer o presente e pensar o futuro.
Não me surpreende esta frase, apenas confirma o evidente respeito pelo passado e pelos que aí serviram, claramente espelhado nas paredes das salas do edifício da Esquadra. Que diferença para a realidade profissional do dia a dia da maioria de nós que hoje nos encontramos na vida civil. 
Foi emocionante este dia, tanto pelo convívio, passando pela forma como nos receberam, como pela constatação da proficiência dos militares da "nossa" FAP.
Muito bem, Muito obrigado.
João Carlos

Sem comentários:

Enviar um comentário