terça-feira, 22 de outubro de 2013

Voo 2934 SEGUIR OU VOLTAR...A ESCOLHA É SUA.




Marcelo Quaranta
Comandante Aeronáutico
Leitor do Blog
São Paulo
Brasil




Saudações.

Meus queridos irmãos de asas, vos saúdo com os meus mais sinceros votos de saúde, paz e alegrias.
Gostaria de brindá-los com meu mais recente texto, e espero que gostem:

"SEGUIR OU VOLTAR... A ESCOLHA É SUA

Durante toda a nossa vida somos expostos a diversas situações que nos obrigam a tomar decisões rápidas, e cada decisão tem um ônus para quem está incumbido de tomá-la.
Ainda pequenos, nos é ensinado por nossos pais a identificar o que é certo e o que é errado, e aprendemos a avançar nos caminhos que julgamos bons, ou recuar daqueles que podem trazer-nos consequências indesejáveis.
A medida que vamos crescendo, desenvolvemos cada vez mais os nossos instintos e nossa capacidade de análise, nos dando condições de decidir, com sobriedade, o melhor caminho a tomar. Embora isso aconteça a todo instante e em cada fase da vida, é na aviação que mais frequentemente somos instados a tomar decisões, com base em inúmeras variáveis como: experiência anterior, condições meteorológicas e operacionais da aeronave, conceitos de segurança aprendidos e etc.
A função de comandante tem dois aspectos distintos: Um legal e outro moral. Ninguém pode decidir por um comandante o que ele deve ou não fazer, e essa é a parte legal da sua função. Mas este deve ter sempre em mente, que suas decisões são frutos da sua maturidade, da responsabilidade, e que devem, sobretudo, honrar a confiança nele depositada por quem o colocou na posição de comandar, e por quem aceitou por ele ser comandado. Essa é a parte moral da sua função.
Quando a coisa mais sensata a fazer é voltar ou não ir, um comandante não deve seguir para provar nada a ninguém. As vezes não há tempo para se arrepender e corrigir uma decisão errada, e o preço a pagar é infinitamente mais alto do que seria simplesmente render-se às circunstâncias. Antes não colocar uma venda nos olhos, do que ter que tirá-la tardiamente.
Se o tempo apresenta-se inadequado, aquele problema mecânico é um risco potencial para o voo, você não está fisicamente bem para voar ou suas condições técnicas ainda não são suficientes para encarar determinadas condições de voo,  não há porque insistir e enfrentar tal situação, por uma suposta afirmação de capacidade, ou de pretensa superioridade sobre algo que não se pode mudar ou controlar imediatamente.
Lembre-se que se em certas ocasiões você está insistindo, e não seguindo o fluxo normal, algo deve estar muito errado. Muitos dos que erraram em suas decisões, não sobreviveram para aprender com os próprios erros e a maior de todas as tolices é "pagar pra ver", quando a moeda da aposta é a própria vida e a vida dos outros.
A aviação não precisa de falsos atos de heroísmo, que no fundo traduzem-se por irresponsabilidade e imaturidade. Os verdadeiros heróis na aviação são aqueles que gloriosamente se aposentam, levando consigo as lembranças de cada decisão acertada, e não aqueles que morrem tentando fazer o inaceitável ou querendo provar alguma coisa.
Não basta apenas um comandante ter o poder de decisão. Ele tem que ser antes de tudo um estrategista, e os melhores estrategistas sabem a hora de não ir, o momento de recuar e o valor da volta segura, tomando suas decisões com firmeza, sem se importar com as opiniões dos outros, sejam eles leigos ou profissionais.
Sabem que não há covardia ou incompetência em não seguir quando as condições não forem as ideais, e ainda nos ensinam que sob certas circunstâncias, voltar é dar um passo à frente, e a negativa é o que de mais positivo se pode fazer.
Mas a escolha é sempre sua."
Segue os links dos videos produzidos por Norte Verdadeiro, com este texto e com "Comandante... Na Íntegra da Palavra" e que fizeram muito sucesso.

Comandante... Na Íntegra da Palavra

 SERGUIR OU VOLTAR... A ESCOLHA É SUA.




Com meu apreço a todos os irmãos
Cmte. Marcelo Rates Quaranta

VB: Bom Dia Cmt.Marcelo, antes de mais saudar-te por mais esta simpática e exemplar aterragem nesta Base que muito nos congratula. Só se lamenta que, embora saibamos que a distância é grande, muitas horas e por vezes alguma turbulência, seja muito poucas.
Depois enaltecer o valor do texto próprio de um piloto experiente como tu.
Um abraço.
Victor Barata  
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif 



1 comentário:

  1. A mim é sempre um prazer aterrar nesta maravilhosa Base, onde os irmãos da Terra-Mãe e especialmente meu nobre amigo Victor Barata sempre me recebem com imenso carinho. O mesmo carinho que vos tenho, desde o lado de cá do Oceano.

    ResponderEliminar