terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Voo 2984 QUANTOS DE NÓS,NOS LEMBRAMOS DO SEBASTIÃO?





João Mendes
Esp.ORD
Salvaterra de Magos





- Knoc, Knoc, Knoc.                                                                              
- Knoc, Knoc, Knoc.
- Entra ,Sebas! Estás bom?
- Sim. Boa Tarde.
- Boa Tarde. Hoje trazes caju?
- Caju e mancarra.
- Então quero duas medidas de caju e duas de mancarra. Toma quatro pesos.
- È só?
- Também quero duas medidas de cada. Deixa aí, nas duas caixas que estão em cima dessa mesinha de cabeceira. O dinheiro está ao lado. – Disse o Cruz, que no momento estava na secretária junto da janela, a escrever um aerograma para a Metrópole.
- Nosso cabo, vou andando. Obrigado.
- Adeus Sebas. Volta na próxima semana.

É o Sebastião. Quantos de nós, nos lembramos dele, quando aos sábados de tarde, batia respeitosamente, à porta dos nossos quartos, para vender mancarra e caju. Teria talvez, 12 ou 13 anos?! Conseguia umas dezenas de pesos, que acredito, concorriam para o sustento da família.
Que será feito dele? Terá cinquenta ou mais anos, sejamos positivos. Rodeado de netos? Certamente não terá tido uma vida fácil. Como tantos outros. Como tantos outros a quem Soeiro Pereira Gomes, dedicou o seu livro “ESTEIROS”. Dedicou-o “aos filhos daqueles que nunca foram meninos”. A narrativa que retrata o trabalho infantil, desenrola-se em Alhandra.
Alhandra, terra do Sr. Capitão Pil.Av. Fernando Moutinho, que embora não conhecendo pessoalmente, dedico-lhe a minha admiração, pois lendo os seus diversos voos neste nosso Blogue, sobressai o seu amor à  nossa Força Aérea, a emoção com que descreve as deliciosas passagens da sua vida de Piloto Aviador e, a amizade e a sã camaradagem entre os seus pares, tem continuidade entre os membros desta Base. (Reveja-se o Voo 2845 – A minha Iniciação na Pilotagem ). Obrigado.

Um grande abraço para todos.

Bom Natal
Óptimo Ano Novo


Seguem fotografias da saudosa época passada


Legenda:Jantar da Festa Especialista.Esq./Dir.José M.M.Cruz(M.Radar),Eu,João Mendes(ORD),António Jarego(MMA) e Martins Cerqueira(Melec/Inst,/Av.)
Foto:Cortesia de João Mendes


 Legenda:Martins (MecElectrAvião);José M.M.Cruz (Mec.Radar);Eu-João Mendes (OpRadar)

(Alguém recebeu encomenda da Metrópole).
Foto:Cortesia de João Mendes


Victor Barata,
Desejando que te encontres bem, assim como todos os teus, todo o Comando e todos os membros desta nossa Base, agradeço se possível, seja rectificada a minha especial idade nos voos 2924 e 2936, assim como na Listagem de Operacionais da Linha da Frente.
Em vez de OPC deverá ser ORD (Operador Radarista de Detecção).
Antecipadamente grato, subscrevo-me com estima e consideração, desejando-vos um Bom Natal e Feliz Ano Novo.

 VB: Amigo Mendes,antes de mais as nossas desculpas pela mudança instantânea da tua especialidade.
Sensibilizou
-me a tua recordação e o que terá sido o passado do Sebastião. De facto, a nossa passagem por um guerrilha que nos roubou a juventude e nos afastou dos nossos familiares e amigos mais queridos,proporcionou-nos casos como este,que nos obrigaram a ser homens á pressão para hoje ser-mos esquecidos por quem devíamos ser SEMPRE lembrados.
Quanto ao Cap.Pil.Av.Fernando Moutinho,é realmente um exemplo para alguns companheiros (poucos,felizmente!) que já se esqueceram dos ESPECIALISTAS DA FAP ou reconhecem apenas e só pelo seu vestuário sujo de óleo a receber as suas ordens para tirar os calços ou a indicarem-lhe o local onde deviam estacionar a aeronave. Felizmente que,e são muitos,fizeram a sua formação académica a expensas PRÓPRIAS e hoje nesta digníssima classe ESPECIAL,licenciados em Engenharia,Medicina,Direito,etc. 
Em meu nome pessoal,comando e toda a Tertúlia,desejo-te,assim como a todos os teus familiares,um FELIZ e SANTO NATAL. 


Sem comentários:

Enviar um comentário