quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Voo 3061 O F-84G





Paulo Moreno
Sold.Fotogº FAP
Embra
Marinha Grande



Interrogado sobre o sistema auxiliar para descolagem do F-84G Thunderject ,o Sr. Cap. PILAV Fernando Moutinho teve mesmo contacto com o sistema, e a Esquadrilha Acrobático Os “DRAGÕES”utilizaram este auxiliar de descolagem.




Este sistema foi excepcionalmente utilizada nos F-84G, concretamente, a quando da deslocação dos Dragões ao Porto (Junho 1957).
Nessa altura, a pista de Pedras Rubras era muito curta e, por segurança, teríamos de usar o sistema JATO (jet-assisted take off).
Fizemos um treino na Ota que não foi mais que descolar com essa ajuda dar uma volta e ejectar o respectivo acessório que oferecia muita resistência ao avanço.
O procedimento era descolar e, logo que possível, ejectar o artefacto.
Actuava durante muito pouco tempo.


Uma boa foto do F-84G N.º 5187,  que actualmente se encontra em faze de restauro no Polo do Museu do Ar no AM-1.
Uma curiosidade do F-84G - tinha sistema de reabastecimento em voo (na asa esquerda).
Os nossos estavam desactivados.




(A  FAP, fez pela primeira vez um reabastecimento em voo, com uma aeronave TA-7P)

4 comentários: