terça-feira, 21 de julho de 2015

Voo 3382 VAMOS ESCREVER A HISTÓRIA DOS ESPECIALISTAS E SEUS PRECURSORES?


João Carlos Silva
Esp.MMA
Sobreda



Fui, modestamente, mas, com muito orgulho, cabo especialista mecânico de material aéreo e gosto de conhecer e tentar perceber de onde vimos.
De onde vem a classe dos Especialistas da Força Aérea Portuguesa.

Gosto de perceber e respeito muito todos os precursores que serviram a aviação militar e que me antecederam e que de forma esforçada, dedicada, abnegada e mesmo com o sacrifício da própria vida, serviram a arma da aeronáutica, da qual eu vim a fazer parte.

Por isso, fico triste, ao ler em diversos livros sobre esta matéria que os nomes dos antigos mecânicos da aviação militar que, quer se queira quer não, sem eles os aviões não tiravam as rodas do chão ou os flutuadores da água, em fotografias da época, a sua identificação, o seu nome, nunca, ou quase nunca, aparece nesses registos históricos.
Para lhes prestar o devido respeito e para os vindouros seria importante.

Felizmente, muitos de nós, embora em registos mais informais, fazem ponto de honra em publicar as suas fotografias desses tempos e proceder à respectiva identificação.

Depressa me recupero dessa desilusão, porque pessoalmente sei da real importância que esta nobre gente teve na história da aviação militar e que espero continue a ter.
Uma palavra de grande apreço para os mais novos que continuaram e que continuem a elevar alto a classe dos Especialistas da Força Aérea.
Não podia deixar de o dizer.
Grande Abraço a todos os Especialistas.
"De nada a forte gente se temia"
P.S. Porque é justo, também tenho de o dizer que tenho a sorte de poder estar muitas vezes com os mais veteranos e conhecer na primeira pessoa as ligações de camaradagem e amizade que se estabeleceram, muitas vezes em teatro de guerra, e o reconhecimento que é prestado aos Especialistas.
No entanto, custa-me ao ler alguns livros sobre a história da aviação portuguesa, e são esses registos que ficam para a posteridade, e invariavelmente nas fotografias, poucas, em que aparece pessoal técnico, apenas aparecer a designação mecânicos (poderia ser qualquer outra especialidade da nossa FAP), sem qualquer identificação pessoal.

Temos de ser nós a tratar do assunto e não esperar que o façam por nós. Porque isso nunca acontecerá.

Um abraço a todos,

Sem comentários:

Enviar um comentário