domingo, 16 de agosto de 2015

Voo 3395 HOMENAGEM AO ALFREDO BRITO.





Augusto Ferreira
2ºSargº.Mil.Melec/Inst.Av.
Coimbra







Homenageou-se ontem a título póstumo em Aldeia das Dez o piloto aviador Alfredo Brito, que faleceu nesta mesma localidade (por coincidência sua terra natal) em acidente de aviação em 15/04/1953.
Por iniciativa do Núcleo de Coimbra da AEFA, este evento contou com a presença de um representante do CEMFA Sr. Major Gumersindo Brás, Vice presidente da AEFA e seu Presidente da Assembleia Geral, presidente da C. M. de Oliveira do Hospital, presidente da Junta de Freguesia de Aldeia dos Dez, Direcção do Núcleo de Coimbra da AEFA (com elevado nº de associados presentes), uma familiar do homenageado, assim como populares.
Bastante bem elaborado e simbolicamente forte, pelos pormenores da sua organização.
Depois da concentração no centro da aldeia, rumámos até ao seu cemitério, onde junto ao jazigo de família, se efectuaram alguns discursos pelas entidades presentes e se colocou uma placa comemorativa do acontecimento, oferecida pelo Núcleo de Coimbra.
Deslocámo-nos de seguida, para junto do local onde teria vivido o malogrado piloto, sendo aí descerrada uma lápide, no muro junto á sua entrada.
Nele estavam expostas em grandes painéis, várias fotos e recortes de jornais da época, onde relatavam pormenores do acidente e da vida do Alfredo Brito.
Foi emocionante este momento, porque através das notícias e imagens do acidente ocorrido há 62 nos, ainda parecíamos ouvir o eco, do que teria sido um tremendo estrondo, vindo das bonitas montanhas que cercam esta linda Aldeia das Dez.
Voltaram a ocorrer discursos das entidades presentes, relativas a mais este acto de homenagem, verificando-se dos autarcas locais, uma enorme satisfação pela iniciativa do Núcleo de Coimbra, que também acarinharam e apoiaram e que não vão esquecer.
Há já um convite, por parte do Sr. Presidente da C. M. de Oliveira do Hospital para o princípio do próximo ano, onde nos quer lá como convidados especiais. Vamos aguardar.
Seguimos depois para Alvoco das Várzeas, onde junto ao rio Alvoco com a sua ponte medieval e num cenário natural lindíssimo, ocorreu bem à fresquinha o almoço de confraternização.




Parabéns a toda a organização, em especial à Direcção do Núcleo de Coimbra da AEFA, pela feliz ideia desta realização, que mais uma vez contribuiu para o reforço da FAMÍLIA ESPECIALISTA.
Augusto Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário